Categorias
BRASIL

ENEM 2022: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição vai até sexta



Na próxima sexta-feira (15) termina o prazo para que os estudantes consigam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio).



Para solicitar a isenção o participante deverá se enquadrar em alguns requisitos. O estudante precisa estar na última série do ensino médio este ano em escolas públicas, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas, ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa e os participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, precisam ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).



Os documentos que são exigidos para a dispensa da taxa de inscrição são o RG do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar, cópia do cartão com o NIS válido, que está inscrito no CadÚnico, declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola e o participante bolsista, precisa acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.



Para os estudantes que foram isentos em 2021 e não compareceram na prova há a possibilidade de manter a gratuidade da taxa em 2022. Estes candidatos também precisam enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. Além de fazer o pedido de isenção, para participar do Enem 2022 é preciso se inscrever no exame. O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).



Como solicitar a isenção de taxa do Enem

Os estudantes que têm o interesse em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem precisam fazer a o pedido na Página do Participante.

No dia 22 de abril serão liberados os resultados tanto da justificativa quanto ao pedido de isenção da taxa para inscrição de 2022 na Página do Participante. Os participantes com pedidos de isenção negados poderão recorrer do resultado entre o dia 25 e 29 de abril e os resultados dos recursos serão divulgados no dia 6 de maio.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: