Categorias
BRASIL

Encceja 2022: Inep abre inscrição para jovens e adultos que não concluíram os estudos



O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu, nesta terça-feira (24), o prazo de inscrição para o Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Com participação voluntária e gratuita, a avaliação é destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos.



A idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, na data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.



De acordo com o Inep, não haverá, nesta edição, necessidade de apresentação de justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior.



“Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que impediu a realização da última edição”, informou o instituto.



Inscrição no Encceja 2022

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de junho. Para acessar a página de inscrição no Encceja 2022, clique aqui.

Prova do Encceja 2022

As provas, tanto para os ensinos fundamental e médio, serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todas as unidades federativas,  das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Os participantes responderão quatro provas objetivas e uma prova de redação.

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. A redação é aplicada à tarde.

As cidades que aplicarão o Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados durante o período de inscrições (de 24 de maio a 4 de junho).

O edital com diretrizes, procedimentos e prazos para a edição 2022 do exame foi publicado no Diário Oficial da União do último dia de 16 de maio.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: