Categorias
BRASIL

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil: saiba o que falta para o crédito ser liberado


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda nem foi liberado, mas já tem atraído o interesse de muita gente. Na última semana, o Senado Federal aprovou a Medida Provisória (MP) que permite a possibilidade de crédito consignado para os usuários do programa substituto do Bolsa Família, bem como para participantes do BPC (Benefício de Prestação Continuada).


Como o texto que prevê o empréstimo consignado do Auxílio Brasil também já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, agora a liberação do crédito depende somente da sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da regulamentação por parte do Ministério da Cidadania.

Leia também:  Serasa Crédito oferece empréstimo para negativados com score baixo

Alguns bancos já começaram a oferecer a possibilidade do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, entretanto, o processo ainda está na fase de coleta de dados. O crédito só poderá ser de fato concedido após a sanção do presidente e regulamentação do ministério.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil: como será


Diferente do crédito para MEIs e informais, oferecido apenas pela Caixa Econômica Federal, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC poderá ser oferecido por qualquer banco que tenha interesse. Até então, essa modalidade de crédito era liberada somente a aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Leia também:  Senado aprova limite no salário mínimo e alterações no BPC; veja o que muda

O empréstimo consignado é aquele concedido com desconto automático das parcelas em folha de pagamento ou benefício. Por ter como garantia o desconto direto, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado, além de estar disponível inclusive para negativados – pessoas com o “nome sujo”.

A expectativa do governo federal é que a medida alcance mais de 52 milhões de pessoas, incluindo os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, os 4,8 milhões de beneficiários do BPC e os 17,5 milhões beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Leia também:  Aposentadoria por invalidez permanente: saiba quais doenças são aceitas pelo INSS

Segundo as regras anunciadas pelo governo, o valor da renda que poderá ser comprometida pelos usuários do Auxílio Brasil será de 40%, sendo que até 35% poderá ser utilizado para o empréstimo pessoal e 5% poderá ser utilizado para saques e despesas do cartão de crédito consignado.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: