Categorias
MOGI DAS CRUZES

Em Mogi, secretário estadual de saúde cita três maternidades como alternativas à Santa Casa



Em visita a Mogi das Cruzes na última quinta-feira (9), o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, colocou três unidades de referência para as gestantes da cidade que não poderão contar com o atendimento da Santa Casa devido à superlotação anunciada pela entidade.



De acordo com Germann, que esteve em Mogi para visitar a Farmácia de Alto Custo do Governo do Estado, a Diretoria Regional de Saúde disponibilizou as unidades de Guaianazes, São Mateus e Ferraz de Vasconcelos. Além disso, segundo ele, uma ambulância da Cure 192 foi disponibilizada para atendimento 24 horas na unidade, com o objetivo de fazer a transferência dessas gestantes.



Em entrevista ao Notícias de Mogi, o diretor técnico da Santa Casa, Ricardo Bastos, explicou que a situação melhorou na última quinta-feira (9). “Tínhamos 42 bebês para 25 vagas. Agora, temos 34 bebês”, disse ele. Apesar disto, a condição ainda é de superlotação.



Uma nota publicada pela Santa Casa informou que a entidade adotou um plano de contingência para administrar o aumento da demanda. Ele conta com as seguintes ações:



  • Notificação das autoridades responsáveis como Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Samu e Cross;
  • Adequação de equipamentos e equipe médica, de enfermagem e multiprofissional que possam fazer frente às necessidades do momento;
  • Solicitação de transferência de casos de Alto Risco para o Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde);
  • Instalação de medidas de apoio do serviço de Controle de infecção Hospitalar para atuação preventiva evitando qualquer complicação decorrente do aumento da demanda.
  • Implantação de leitos extras de UTI Neonatal (reserva técnica).

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes afirmou que realiza, em média, 450 partos por mês, e um atendimento de aproximadamente 2 mil gestantes. Possui 9 leitos de Uti Neonatal, 1 de isolamento, 15 de Cuidados Intermediários (25 leitos) e 38 leitos operacionais para gestantes em sua Maternidade.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *