A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano realizou, na última terça-feira (27), o resgate de uma égua em uma residência no Jardim São José.
A ação aconteceu após o Setor de Bem-Estar Animal receber, nas últimas semanas, denúncias por parte de moradores da região. O secretário da pasta, André Chiang, e o vereador Marcel Pereira da Silva, participaram do resgate.
De acordo com a administração municipal, o trabalho de monitoramento teve início em novembro, quando surgiram as primeiras informações sobre o caso. Após isso, a equipe da pasta visitou o imóvel, notificando o tutor e orientando-o para que pudesse manter a égua e tratá-la em condições adequadas.
Com as últimas denúncias, os agentes voltaram ao local e constataram que as condições eram as mesmas. Além disso, o equino estava com um ferimento superficial no casco de sua pata traseira esquerda, com hemorragia externa aguda, o que motivou o encaminhamento a um novo lar provisório, enquanto o responsável será alvo de medidas administrativas.
Segundo André Chiang, a égua passa bem e, aos poucos, deve se recuperar do ferimento sem maiores consequências. “Felizmente, o dano agudo no casco é recente, então pudemos agir rapidamente para resgatá-la e iniciar o tratamento contra o desgaste. Na cidade, nosso trabalho é constante para evitar que casos como esse aconteçam, de forma que possamos garantir a vida e o bem-estar dos animais que aqui vivem, resgatando-os de casos de negligência como estes”, disse.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram