A concessionária Ecopistas apresentou na tarde de segunda-feira (24) ao deputado estadual Marcos Damasio (PL), à Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e à Prefeitura de Mogi das Cruzes, o pré-projeto da marginal que vai criar um acesso entre o Distrito Industrial do Taboão e a Rodovia Ayrton Senna.
A proposta é de uma via paralela à rodovia, no sentido São Paulo, com seis quilômetros de extensão (do kms 51 ao 45), com obras de arte e rotatórias para facilitar a ligação entre os dois lados do distrito.
O diretor superintendente da Ecopistas, Luciano Louzane, explicou que esta é uma proposta preliminar. “Uma vez autorizado o estudo, serão feitas todas as pesquisas de origem/destino, fluxo e demandas para a elaboração de um projeto completo”, disse, acrescentando que o investimento na obra seria em torno de R$ 100 milhões e geraria cerca de 700 empregos diretos em Mogi das Cruzes e região.
“Nosso próximo passo será sensibilizar a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) – responsável por autorizar o estudo – para a importância dessa obra para a região e para o Estado, pois vai criar uma infraestrutura importante na atração de novas indústrias para o local”, afirmou Damasio.
Para o 1º Tesoureiro da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão, Juliano Zielinski Bega, o acesso é importante e vai atender às empresas do distrito. “Para a Agestab será uma vitória, pois este é um pleito antigo”.
“Estaremos à disposição para auxiliar na concretização deste projeto, que é de vital importância para o desenvolvimento da nossa região”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento, Simei Baldani.
Participaram da reunião também o diretor de Departamento da Secretaria de Desenvolvimento de Mogi, Luiz Carlos Pinheiro; o gerente de Engenharia da Ecopistas, Naelson Cândido; e, de maneira remota, o gerente de Contratos da concessionária, Lucas Ruzene.