Categorias
MOGI DAS CRUZES

Estação de água de Mogi é contemplada com projeto de eficiência energética da EDP



A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, por meio do seu Programa de Eficiência Energética, fará a modernização de equipamentos de uma estação elevatória de água do Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) que abastece 3.997 unidades consumidoras no bairro Vila Natal e 2.529 unidades no bairro Vila Oliveira.



Serão substituídas três motobombas, equipamentos responsáveis pelo bombeamento da água tratada a partir do Reservatório Baixo 1 (RB1), localizado no bairro Vila Natal, por equipamentos mais eficientes, econômicos e sustentáveis, informou a empresa, acrescentando que, com a instalação, será possível reduzir o consumo de energia da unidade em cerca de 270 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 113 famílias, gerando economia de recursos financeiros e menor impacto ao meio ambiente. Ainda de acordo com a EDP, haverá redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade e tecnologia dos novos aparelhos é superior ao sistema atualmente utilizado.



“O saneamento básico se tornou ainda mais essencial no cenário atual de pandemia e realizar este projeto de eficiência energética na estação de tratamento de água, que proporcionará economia e otimização de recursos ao município e, consequentemente, benefícios à população e meio ambiente, é de muita satisfação para a EDP”, diz Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.



A substituição dos equipamentos terá início no mês de novembro e sua conclusão será em até 60 dias. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos (CPP) 001/2019 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O valor de investimento da EDP no projeto é de aproximadamente R$ 622 mil.



Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP