Categorias
BRASIL

Dívida atrasada há mais de 5 anos caduca? Tire suas dúvidas



Uma das principais dúvidas entre os consumidores negativados é o que acontece com uma dívida com mais de 5 anos, ou seja, se ela realmente “caduca”.



Antes de tudo, é preciso entender que caducar e prescrever não são a mesma coisa e, mesmo que a dívida esteja caduca, ela pode gerar um processo de cobrança na Justiça.



O que acontece com uma dívida que caduca é que ela não pode mais gerar negativação ao devedor. Ou seja, se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o nome sujo por causa dela. Outras empresas que consultarem os Órgãos de Proteção ao Crédito não terão acesso a essa informação de restrição. O consumidor ficará apenas restrito onde tem a dívida e esse fato não influenciará na pontuação do Score.



A prescrição da dívida é o prazo a partir do qual, apesar de a dívida ainda existir, ela não pode mais ser cobrada na Justiça. Em outras palavras, após a prescrição, o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra o devedor, embora as cobranças informais ainda possam ser realizadas, o que significa que o devedor ainda poderá receber ligações, cartas e outras formas de comunicação cobrando o pagamento.



É preciso estar atento, pois a prescrição é um conceito jurídico e envolve uma série de regras e, também, exceções. Nem todos os tipos de dívidas têm o mesmo prazo de prescrição. Ou seja, as dívidas caducam em cinco anos, mas elas podem prescrever em um tempo diferente.

Após a prescrição, a dívida não poderá mais ser cobrada pela Justiça, mas não deixa de existir, pois representa uma parte da relação entre credor e devedor que não foi cumprida. Enquanto o débito não é pago, ele aumenta dia após dia, devido à incidência de juros e eventuais multas.

Dívidas com bancos também caducam, no entanto, mesmo que o consumidor não possa ser mais negativado em relação a essas dívidas será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras, como empréstimo, financiamento ou um novo cartão de crédito enquanto houver a inadimplência, mesmo que você não esteja com o nome sujo.

Serasa Limpa Nome

Uma boa opção para quitar as dívidas com condições facilitadas é o Serasa Limpa Nome, feirão online que apresenta opções exclusivas e com descontos para que os cidadãos consigam regularizar suas situações. As renegociações poderão ser realizadas em até 36 vezes sem juros e com descontos de até 90%.

Para negociar a dívida no Serasa Limpa Nome, é preciso que a empresa para a qual o consumidor está devendo seja uma das participantes do feirão. Entre elas estão bancos, universidades, redes de telefonia, empresas de recuperação de crédito e muito mais.

Após o pagamento, a dívida pode sair do CPF em um prazo de até cinco dias úteis. Confira abaixo as diversas formas de participar do feirão Serasa Limpa Nome:

  • Ligue para o telefone da Serasa: 0800 591 1222;
  • Mande uma mensagem pelo WhatsApp da Serasa: (11) 99575-2096;
  • Acesse o site do Serasa Limpa Nome;
  • Vá até uma agência dos Correios;
  • Encontre uma unidade da Serasa: atendimento em 12 escritórios da Serasa espalhados pelas regiões do Brasil

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br