Categorias
MOGI DAS CRUZES

Fisioterapeuta explica como envelhecer sem perder a qualidade de vida



Na última terça-feira (1) foi comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional do Idoso, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novas dificuldades surgirão.



Apesar das limitações, entretanto, é possível, sim, envelhecer com qualidade de vida. É o que afirma a Dra. Márcia Maria Campos, fisioterapeuta da Unidade Clínica Ambulatorial “Dr. Arthur Domingos Fais (UNICA), em Mogi das Cruzes, que é gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM).



A médica concedeu uma entrevista ao Notícias de Mogi para explicar que alguns hábitos são fundamentais para quem quer chegar à terceira idade sem perder a alegria em viver. Confira:



Notícias de Mogi – É possível envelhecer com qualidade de vida? Quais os hábitos são necessários para isso?



Dra. Márcia Maria Campos – É possível sim. Bons hábitos são determinantes para um envelhecimento saudável, tais como: alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, cuidados preventivos ao longo da vida. Essas práticas contribuem para minimizar os efeitos prejudiciais do envelhecimento.

NM – Qual é o papel da família na vida de um idoso?

MMC – A família é a principal fonte de amor, carinho e companhia, sobretudo na terceira idade. A função dos familiares nessa faixa etária é importante para acompanhar as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nesta fase na vida. Além disso, o amparo ao idoso possibilita aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dele.

NM – Como a sociedade pode se adaptar de forma a proporcionar aos idosos mais oportunidades e qualidade de vida?

MMC – É necessário criar mais estratégias para aumentar a integração dos idosos na sociedade, por exemplo criando mais espaços ao ar livre, meios de transportes com infraestrutura adequada e adaptada para esse público, além dos incentivos aos cuidados com a saúde e com a participação social.

NM – De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde, 18,3% dos idosos no Brasil são obesos e 66,8% tem excesso de peso. Como isso afeta na qualidade de vida deles e o que pode ser feito para combater o problema?

MMC – Quando envelhecemos, perdemos massa muscular, aumentando a proporção de gordura. Isso acaba impactando nos músculos e órgãos internos, aumentando o risco de problemas como infarto e diabetes, fatores associados à obesidade. Sabendo disso, é preciso ter em mente que o sedentarismo e as dietas inadequadas devem ser evitados.

NM – Ainda segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de internação entre idosos. Em 2018, foram 641 mil internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes acima de 60 anos. Que tipos de hábitos [ou falta deles] estão associados a doenças circulatórias?

MMC – A ingestão excessiva de gordura e sal são hábitos que contribuem para a ocorrência de problemas circulatórios e que devem ser evitados. Além disso, é importante combater o excesso de peso, por meio por exemplo da prática de atividades físicas e da alimentação balanceada. Também é importante controlar a pressão arterial, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Procurar alternativas para evitar o estresse também pode ajudar bastante.

NM – Um dos principais fatores relacionados a mortes acidentais de idosos são as quedas, que podem levar a consequências diretas (como lesões e fraturas) e indiretas, como medo de cair e isolamento social. Quais são as dicas para evitar quedas e acidentes?

MMC – Identificar os fatores de risco é uma das estratégias mais eficazes para a prevenção das quedas. É importante ter cuidado com pisos escorregadios ou molhados, além de utilizar o corrimão, manter uma iluminação adequada nos ambientes, evitar assentos sanitários muito baixos, prateleiras muito altas, cadeiras instáveis, e tomar cuidado com objetos que podem provocar a queda, tais como fios e tapetes. Além disso, é importante estar atento ao uso de medicamentos que podem alterar a pressão arterial e o equilíbrio.

NM – A Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) “Dr. Arthur Domingos Fais”, em Mogi das Cruzes, oferece que tipos de atividades aos idosos e como elas ajudam na qualidade de vida deles?                                              

MMC – A Academia da Terceira Idade, localizada na Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA), oferece aos idosos atividades de musculação e hidroginástica e conta com aproximadamente 665 alunos que participam dos exercícios no local. A equipe multiprofissional é composta por médico geriatra, fisioterapeuta e educador físico, que acompanham os participantes durante todo o período de permanência na academia. Desde o início desse ano, foram realizados 9.572 atendimentos na ATI. Além das atividades de promoção à saúde, ocorrem também na UNICA  encontros/oficinas educativas, que são realizadas no auditório da unidade, promovendo o conhecimento, troca de informação, socialização e principalmente a integração dos alunos com a equipe. Todas essas atividades possibilitam uma melhor qualidade de vida ao idoso, estimulando a integração social, desenvolvimento físico e mental, além de prevenir problemas como depressão ou sensação de isolamento.

NM – O que um idoso precisa fazer para poder participar das atividades proporcionadas pela UNICA em Mogi das Cruzes?

MMC – O idoso deve realizar sua inscrição na recepção da Academia da Terceira Idade, portanto os seguintes documentos: cartão do SUS e SIS, RG, CPF e comprovante de endereço (cópias e originais). Feito isso, a unidade entrará em contato com o interessado para a realização de consultas com profissionais da saúde (geriatra, fisioterapeuta, nutricionista) e para realização de exames específicos. Estando o idoso apto para começar, ele terá início nas atividades.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *