Categorias
ALTO TIETÊ

Detran SP: consulta de IPVA, licenciamento, multas, CNH e outros serviços online



Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) lançou, nesta sexta-feira (7), uma cartilha com orientações aos cidadãos sobre os serviços online mais procurados pelo site ou aplicativo do órgão.



Na cartilha (confira aqui) é possível encontrar mais informações sobre renovação de CNH online, 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento do veículo, transferência veicular, registro de veículo, alteração de endereço, liberação de veículo apreendido, apresentar recursos contra multas, consulta da pontuação da CNH etc.



O presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, explica o objetivo da divulgação. “A cartilha é mais uma ferramenta que o Detran.SP disponibiliza, de forma clara e direta, para esclarecer as principais dúvidas dos serviços digitais. Para atender aos anseios de uma sociedade cada vez mais conectada, não mediremos esforços para oferecer soluções inovadoras, que tragam comodidade e autonomia aos usuários”, diz.



Segundo o Governo de SP, nos últimos meses, o Detran ampliou em 48% os serviços digitais. Vale lembrar que, devido à pandemia do novo coronavírus, as unidades do Detran SP estão com atendimento suspenso em todo o estado. Por enquanto, não há previsão para a retomada das atividades presenciais.



Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre casos que não estejam enquadrados nos serviços online já disponíveis, o Departamento mantém o canal de atendimento “Fale com o Detran”, também por meio do portal ou aplicativo, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.

Processo para tirar a CNH

No fim de junho, o Estado de São Paulo iniciou a retomada gradual do processo de retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran de SP, com aulas remotas e sistema de reconhecimento facial para comprovar a identidade de condutores.

Também foram retomados os agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). De acordo com o órgão, a medida atende cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado.

Com o objetivo de garantir que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran/SP anunciou a adoção de diversos protocolos sanitários.

Entrega de documentos

No dia 20 de julho, o Detran SP e o Poupatempo passaram a entregar documentos de forma gratuita em São Paulo. O objetivo é evitar deslocamentos, diminuindo os riscos para as pessoas em meio à pandemia da Covid-19 – os documentos já eram enviados pelo correio, mas as pessoas precisavam pagar o valor referente à taxa de entrega.

Segundo o governo de São Paulo, estão sendo entregues documentos de identidade (RG) e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidos antes do início da quarentena.

Os primeiros a receber as postagens foram os cidadãos atendidos em março para solicitação da carteira de identidade. Na semana seguinte, a entrega foi de carteiras de habilitação emitidas nos meses de janeiro, fevereiro e março. Inicialmente foram entregues 195 mil documentos.

Caso o cidadão não receba a correspondência em até três semanas, deve entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão: o Fale Conosco, no portal do Poupatempo, ou o Fale com o Detran.SP.

Vale ressaltar que o Detran.SP passou a entregar também, por sistema drive thru [em que o motorista retira o serviço sem sair do carro], os Certificados de Registro de Veículos (CRV) aos motoristas que precisam do documento com urgência.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: