Detran de São Paulo volta a agendar provas práticas de direção

O Detran de São Paulo autorizou, na última segunda-feira (27), a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

De acordo com o órgão, a medida atende cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia e o agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o Estado.

A ação é aderente ao Plano São Paulo, permitida para regiões classificadas a partir da fase 2 (laranja). Atualmente, apenas as regiões de Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba encontram-se na fase 1 (vermelha), a mais rígida da quarentena, e, portanto, ainda não podem agendar exames práticos de direção.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. Hoje, o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, seguindo protocolos sanitários do Detran/SP, debatidos com entidades que representam a categoria.

O presidente do órgão, Ernesto Mascellani Neto, afirma que a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais também após o período de distanciamento social. “O Detran trabalha intensivamente para melhorar os serviços prestados. Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os procedimentos para garantir agilidade e autonomia aos processos de habilitação. Não mediremos esforços para que o retorno aconteça de forma segura, possibilitando que as autoescolas mantenham suas atividades e o pleno atendimento a seus alunos”, disse ele.

Entre as ações realizadas pelo órgão este mês, estão a entrega de 320 mil Certificados de Registro do Veículo (CRVs) via drive-thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de 65 mil CNHs, por drive-thru, para CFCs, e pelos Correios, para os endereços de cadastro dos cidadãos. Desde o dia 1º de julho, já foram retirados mais de 280 mil documentos (CRVs).

O Detran/SP afirma, ainda, que ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal e pelo aplicativo, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.


Gostou do conteúdo? Ele é e sempre será 100% aberto e gratuito, no entanto, se considerá-lo importante e necessário, você pode apoiar nosso trabalho fazendo uma doação

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais