Categorias
MOGI DAS CRUZES

Defesa e Meio Ambiente de Mogi participam de capacitação sobre fogo em vegetação



Funcionários da Defesa Civil de Mogi das Cruzes e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente participaram, na última quinta-feira (9), de uma capacitação sobre combate a fogo em vegetação, promovida pelo Corpo de Bombeiros. Os setores da Prefeitura atuam no apoio ao trabalho dos órgãos estaduais em ocorrências do tipo.



No período da manhã, foram oferecidas orientações teóricas na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro do Shangai. Já durante a tarde, as ações práticas foram desenvolvidas no parque Leon Feffer, no distrito de Braz Cubas. Esta parte do trabalho contou, inclusive, com uma ação para apagar um foco de incêndio.



De acordo com a administração municipal, a participação dos servidores na atividade faz parte da integração entre os órgãos municipais e estaduais no atendimento a situações de urgência e emergência em Mogi das Cruzes. O trabalho conjunto também ocorre durante o período de chuvas, com a Operação Verão.



Mogi das Cruzes possui uma grande área verde preservada, formada pela Serra do Itapety, além de parques urbanos (Centenário, Leon Feffer e Parque da Cidade). O rio Tietê é outro patrimônio natural da cidade, assim como toda a produção rural existente no município.



Para auxiliar na fiscalização desta riqueza natural da cidade, a Prefeitura criou a Patrulha Ambiental. O grupamento participa de ações para evitar a degradação ambiental no município, bem como ocupações irregulares, desmatamentos e práticas irregulares. O trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento em áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, além da verificação de denúncias apresentadas pela população. 

Denúncias sobre fogo em vegetação devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Para contato com a Defesa Civil, em casos de emergência atendidos pelo órgão, o telefone é o 199. Já para a Patrulha Ambiental, o contato é pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: