Categorias
ALTO TIETÊ

Dasa e Astrazenca oferecem testes gratuitos de doenças crônicas renais em Mogi e Suzano



A Dasa, em parceria com a Astrazeneca, está lançando a Campanha de Diagnóstico de Doença Renal Crônica (DCR). O projeto, que irá alcançar diversas cidades brasileiras, contempla Mogi das Cruzes e Suzano com a ação. A meta é testar mais de 1 milhão de pessoas, detectando de 30 a 35% de novos casos de pacientes com problemas renais em estágio inicial e, com isso, ajudando a traçar estratégias que impeçam a evolução da doença.



Segundo a Dasa, a campanha visa identificar qualquer comprometimento das funções renais em um grau ainda leve em pacientes diabéticos e hipertensos, que são os mais vulneráveis, como explica o diretor médico da organização, Gustavo Campana. “Quando a pressão arterial foge do valor ideal, os vasos sanguíneos sofrem lesões e, com o tempo, podem ficar mais espessos e rígidos. Nos rins, esse efeito resulta em perda da eficiência para filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos adequadamente. No caso do diabetes descontrolado, é o aumento da glicemia que danifica os vasos e acaba acarretando o mesmo efeito”, disse ele.



Apenas 5 a 10% dos pacientes que têm doenças renais crônicas sabem do problema antes de chegar em fases muito avançadas. “Doenças renais são silenciosas e, por isso, detectadas tardiamente. Qualquer comprometimento crônico do rim é irreversível, mas, com a detecção precoce, é possível evitar que a complicação evolua para diálise ou transplante. Antigamente, não tínhamos como tratar. Hoje em dia, já há tratamento, mas ele precisa ser feito precocemente”, continua Campana.



Para detectar problemas renais, será oferecida de forma gratuita nas unidades de diagnóstico da rede Dasa a dosagem de creatinina e microalbuminúria, coletadas por meio de sangue e de urina, respectivamente. A combinação desses dois indicadores permite avaliar a função renal. “É importante ressaltar que esse primeiro teste é uma triagem. Os pacientes que tiverem alteração nos exames serão orientados a discutir os resultados com seu médico e a refazer os exames após três meses para confirmar o diagnóstico”, explica o diretor médico.



Como participar

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, residente do Brasil e se autodeclarar diabético ou hipertenso sem diagnóstico prévio de doença renal crônica. É preciso preencher o cadastro no site e se apresentar em uma das unidades Dasa participantes da campanha portando documento com foto. A campanha irá acontecer até fevereiro de 2023.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: