MOGI DAS CRUZES

CPTM retoma Expresso Turístico para Mogi das Cruzes, Paranapiacaba e Jundiaí

As viagens do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltam a ser realizadas a partir de 8 de janeiro de 2022 para os destinos de Mogi das Cruzes, Paranapiacaba e Jundiaí. A venda dos bilhetes já está aberta e podem ser adquiridos na bilheteria da Estação Luz localizada no Saguão 1, em frente à SSO da CPTM. 

Os passeios, que acontecem sempre aos fins de semana, partindo da Estação Luz, têm programação alternada entre as cidades. Há um número maior de viagens programadas para Paranapiacaba por ser o local mais procurado pelo público, na sequência Jundiaí e, por último, Mogi das Cruzes. Por isso, é importante que os interessados consultem as datas dos destinos que pretendem fazer.  

As primeiras viagens do próximo ano estão programadas para Jundiaí no sábado (8) e Paranapiacaba no domingo (9).  Nos dias 15 e 16 de janeiro, as viagens são para Paranapiacaba. A primeira viagem para Mogi das Cruzes está programada para 22 de janeiro (sábado).

Após a interrupção do serviço em virtude da pandemia de Covid-19, a retomada gradativa do Expresso Turístico começou em agosto com as políticas sanitárias de flexibilização para atender exclusivamente aos passageiros que compraram bilhetes antes da pandemia e não puderam viajar.  

Para os passeios do próximo ano, os ingressos são vendidos na bilheteria da Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, de segunda a sexta, das 9h às 18h, sábado e no domingo, das 7h às 9h, no guichê específico do serviço. Os valores das tarifas estão disponíveis na página do Expresso Turístico no site da CPTM.  

Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar com contato com os canais de relacionamento da CPTM: 

Sobre o Expresso Turístico

Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino a Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história.

O embarque é realizado às 8h30 na plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. São 172 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Alexandre Carvalho/A2img

Essa notícia foi atualizada em 3 de janeiro de 2022 16:02

Compartilhar
Tudo sobre: CPTM
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP