A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou, neste domingo (14), que manterá a estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases e Luz e Estudantes.
O fim da necessidade de baldeação em Suzano havia sido anunciado pela companhia a partir do dia 8 de abril. Depois, foi adiado para o dia 10, prazo que também não foi cumprido.
De acordo com a CPTM, a permanência da estratégica operacional é necessária para garantir a segurança da circulação durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.
“O transformador pesa 18 toneladas e tem capacidade para cerca de 10 mil litros de óleo, sendo o responsável por prover 3MW (Megawatt) de potência e energia para os trens. A subestação possui dois equipamentos que juntos alimentam os trens no trecho entre Suzano e Estudantes”, informou a companhia em nota enviada à imprensa.
O tempo estimado para preparar o transformador para que entre em funcionamento e possibilite a troca do equipamento é de 30 a 45 dias. Os demais trechos são alimentados por outros transformadores que funcionam normalmente.
“Com a estratégia será possível manter as viagens no trecho com o intervalo praticado até o momento, sem sobrecarga de energia, garantindo o intervalo médio entre os trens, até a troca do transformador e a normalização da subestação”, afirmou a CPTM.