Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI no Alto Tietê é de 74,4%, diz Condemat



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) informou, na tarde desta sexta-feira (8), que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na região atualmente é de 74,4%.



De acordo com o consórcio intermunicipal, somente nos últimos sete dias, foi registrado um aumento de 105% na ocupação dos leitos de UTI no Alto Tietê.



Na proporção para 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias a região registrou média de 115,6 nos casos novos da doença; 28,6 nas internações e 3,56 nos óbitos. Segundo o Condemat, os dois primeiros dados são compatíveis com a fase verde do Plano SP, no entanto, o último mantém a região na fase amarela, de acordo com os novos critérios estabelecidos pelo Estado para o faseamento.



Diante dos dados, o Conselho de Prefeitos alerta para a importância da adequação das cidades às novas regras estabelecidas para a fase amarela. “Temos em todo o Estado uma alta no número de casos com ascensão muito mais rápida do que foi observado no pico da pandemia, entre o fim de julho e o início de agosto de 2020. Isso tem nos preocupado muito principalmente na capacidade de atendimento hospitalar dos casos mais graves. O Estado ampliou leitos de UTI em hospitais da nossa região nesta semana, mas precisamos de mais e vamos continuar cobrando leitos me hospitais de Mogi das Cruzes e Suzano que dispõem de estrutura para uma rápida ampliação”, disse o presidente do Condemat Rodrigo Ashiuchi, ao fazer referência aos hospitais Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante e HC.



Novas regras

De acordo com as novas regras do Plano SP, anunciadas nesta sexta pelo governo estadual, a fase amarela passará a permitir 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até dez horas diárias. O atendimento presencial terá que ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Atividades não essenciais que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

As regras para avanço de fase também foram endurecidas. Para avançar para a fase verde, cada região passa a precisar alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, além de passar 28 dias seguidos na fase amarela, quando deve ocorrer a reclassificação.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: