A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que aguarda o envio de uma nova remessa de doses da vacina contra o coronavírus para ampliar a imunização na cidade, contemplando novos grupos prioritários.
Segundo a administração municipal, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, estabelece uma ordem de vacinação para os grupos prioritários que deve ser seguidos pelos municípios.
A Prefeitura de Mogi afirmou que o Ministério da Saúde optou por priorizar a vacinação de determinados grupos para garantir o funcionamento dos serviços de saúde, a proteção dos cidadãos com maior risco para coronavírus e a preservação do funcionamento de serviços essenciais.
A seleção das populações com prioridade na imunização foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
De acordo com a última versão do Plano, editada em, 15 de fevereiro, os primeiros grupos assistidos devem ser pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas com deficiência institucionalizadas; povos indígenas vivendo em terras indígenas e trabalhadores de saúde.
“Estamos atendendo nossos idosos com 85 anos ou mais com lotes específicos da vacina enviados pelo Governo do Estado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
Para idosos com 90 anos ou mais, Mogi das Cruzes recebeu 1.450 doses e, para 85 anos ou mais, 2.052 doses. As quantidades foram estimadas pelos técnicos estaduais, no entanto, segundo a administração municipal, existe dificuldade para precisar essas populações por ausência de censos populacionais mais recentes.
Na sequência, o atendimento deve ser priorizado aos idosos em ordem decrescente, sendo que os próximos a receberem a vacina serão os que possuem entre 80 e 84 anos.
Outros grupos previstos no Plano de Vacinação do Ministério da Saúde são pessoas com comorbidades; deficiência permanente grave; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores de transporte metroviário, transporte aéreo e aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários e industriais.
Grupos atuais
Profissionais de saúde que atuam em Mogi das Cruzes com 30 anos ou mais podem tomar a vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (19) nos Postos de Saúde Alto Ipiranga ou Vila Natal. Confira os endereços abaixo.
- UBS Vila Natal: rua Coronel Cardoso Siqueira, 2.650
- UBS Alto Ipiranga: rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700
Para receber a dose, o trabalhador deve apresentar um comprovante de atuação presencial em estabelecimento de saúde humana, como clínicas, ambulatórios e laboratórios, com endereço na cidade. Outros documentos necessários são RG e CPF.
O atendimento continua também para idosos com 85 anos ou mais, que podem receber a dose em qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, enquanto houver estoque.