A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, com o recebimento de um novo lote de vacinas contra o coronavírus do Instituto Butantan, iniciará a imunização de idosos a partir de 90 anos neste sábado (6), no esquema “drive-thru” (sem precisar sair do carro).
Os idosos com 90 anos ou mais poderão receber a dose na estrutura que será montada no Pró-Hiper, com entrada pela avenida Cívica, no Mogilar. O horário de atendimento será das 9 às 16 horas.
Segundo a administração municipal, no sábado (6), a imunização será voltada para trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais e para qualquer idoso com 90 anos ou mais. Já no domingo (7), a dose será aplicada em trabalhadores de saúde a partir dos 18 anos.
O que levar no dia da vacinação
Para ser vacinado, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento profissional comprobatório, CPF, RG e CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde com endereço de Mogi das Cruzes.
Já os idosos devem apresentar um documento comprovante da idade, como RG ou CNH, CPF e comprovante de endereço de Mogi das Cruzes.
Vacinas
De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a região do Alto Tietê já recebeu 40.780 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 29.310 do Instituto Butantan (CoronaVac) e 11.470 da Fiocruz (Oxford).
Ainda segundo o consórcio intermunicipal, Mogi das Cruzes ficou com 14.410 doses.
Grupos prioritários
Em janeiro, a Prefeitura divulgou o escalonamento dos públicos prioritários para aplicação da vacina contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes. Confira abaixo:
- Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas;
- Idosos institucionalizados e idosos escalonados por idade;
- Pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, entre outras.;
- Professores, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
A previsão do governador João Doria é que a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos tenha início no próximo dia 15, com o recebimento de uma nova remessa de imunizantes. Os próximos a serem atendidos serão os idosos com mais de 80 anos. E assim por diante, até que todos os idosos sejam vacinados.