Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: Mogi das Cruzes aplicou 44.050 doses da vacina; veja mais dados



Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes aplicou 44.050 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 33.288 foram a primeira dose e 10.762 a segunda. Os dados são da Prefeitura Municipal.



Em 25 dias de vacinação em Mogi, o total de pessoas que já recebeu as duas doses e está imune, ou dependendo apenas do tempo para criar os anticorpos, representa 2,38% da população da cidade – segundo estimativa do IBGE em 2020.

Do total de doses aplicadas em Mogi das Cruzes até agora, 23.750 foram aplicadas em idosos, 19.708 em profissionais de saúde e 15 em indígenas. Vale ressaltar, entretanto, que esses dados apresentam defasagem com relação aos dados totais. Confira abaixo as estatísticas de doses aplicadas por faixa etária:



Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Ainda de acordo com os dados da administração municipal, do total de vacinados até o momento, 56,9% são mulheres, 27,7% homens e 15,4% não informaram. Com relação à raça, 42,5% se consideram brancos, 12,2% pardos, 5,2% negros, 6,9% amarelos e 33,1% não informaram.



A Prefeitura informa que já recebeu 59.189 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 51.694 da Coronavac (Instituto Butantan) e 7.495 da Astrazeneca (Fiocruz). São 42.227 destinadas à aplicação da primeira dose e 16.962 para segunda dose.

No último sábado (27), a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou a vacinação de idosos com 69 anos ou mais, no drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar. A pasta ainda não informou como a imunização prosseguirá esta semana.

Segunda dose

Na sexta (26) e sábado (27), os vacinados que receberam a primeira dose da vacina do Butantan (Coronavac) entre os dias 1o e 5 de março puderam se dirigir à mesma unidade de saúde onde foram imunizados para tomar a segunda dose.

Os vacinados com a Coronavac/Butantan que receberam a primeira dose nos dias 6 e 7 de março podem tomar a segunda dose neste domingo (28), no drive-thru do Pró-Hiper, entre as 9h às 15h. A distribuição de senhas começou a partir das 8 horas, com previsão de horário de atendimento.

Para quem tomou a primeira dose da Coronavac/Butantan entre os dias 8 e 11 de março, a orientação é se dirigir ao posto de saúde onde foi imunizado na quinta-feira, dia 1º de abril. Quem vai receber a segunda dose deve levar um documento com foto e o comprovante que tomou a primeira dose. 

Profissionais de saúde

Apesar do avanço na imunização com a ampliação da faixa etária de idosos atendida, a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Adriana Martins lamenta pela falta de respostas do Estado no pedido por novas doses específicas para a finalização do grupo de trabalhadores da saúde.

De acordo com o Condemat, no início de fevereiro foi apontado um déficit de 25% de vacinas para imunização deste público em sua totalidade. Porém, até o momento, não houve nenhum retorno do Estado, que deu por encerrado o envio de doses para o grupo. “Os municípios estão avançando com a imunização para novo grupos, sem encerrar o grupo anterior e prioritário, que são os trabalhadores da saúde. Conseguimos imunizar todos que estão na linha de frente no atendimento à pandemia, porém ainda restam trabalhadores que têm direito à vacina”, disse a coordenadora.

Na sessão ordinária do último dia 16 foi aprovada a Moção 44/2021, de autoria do presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD). A Propositura apela ao prefeito Caio Cunha (PODE), pela adoção de medidas que autorizem a imunização dos profissionais da área da Saúde que, por algum motivo, ainda não foram vacinados contra a covid-19.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: