Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (10), às 15h, o agendamento online para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades, portadores de Síndrome de Down, renais crônicos em hemodiálise, transplantados imunossuprimidos (a partir de 18 anos); e pessoas de 55 a 59 anos com deficiências graves e comorbidades.
Para receber a dose, será obrigatório entregar, no momento da vacinação, uma carta ou declaração médica com diagnóstico que comprove sua condição de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde (veja a lista no fim da matéria), além da receita da medicação de uso contínuo que utiliza. Também é obrigatória apresentação de documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência em Mogi das Cruzes.
Segundo a administração municipal, assim como tem ocorrido com as faixas etárias, o município recebe os lotes fracionados da vacina, portanto, novos agendamentos serão liberados para portadores de comorbidades em novas datas. “É natural que estas pessoas estejam muito ansiosas, mas é necessário providenciar primeiro a carta do médico para depois realizar o agendamento online”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
A carta será retida no ato da imunização e a pessoa que não levar a documentação exigida para comprovação da doença não poderá ser vacinada, afirmou a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Nesta semana, também começa a vacinação de pessoas 55 a 59 anos com deficiências graves, que precisam obrigatoriamente apresentar comprovante (com entrega de cópia) do cadastro no BPC – Benefício de Prestação Continuada, além de CPF, RG e comprovante de endereço em Mogi das Cruzes. As demais faixas etárias desses grupos serão inclusas gradativamente, conforme definição do Governo Estadual.
Confira o cronograma da aplicação de doses esta semana em Mogi das Cruzes
COMORBIDADES
– DEVEM apresentar original e ENTREGAR ORIGINAL OU XEROX do relatório médico ou exame que comprove sua condição clínica + receita da medicação de uso contínuo que utiliza. Também devem levar no dia: RG, CPF e comprovante de residência em Mogi das Cruzes.
– DIABÉTICOS – podem apresentar apenas cópia da receita da medicação que utiliza de uso contínuo para diabetes.
– HIPERTENSOS – a imunização contempla apenas portadores de hipertensão grave (estágio 3, resistente, ou com lesões de órgão-alvo) mediante laudo médico com essa especificação e receita das medicações que utiliza)
– ASMA – obrigatória apresentação e entrega da carta médica e receita de uso de medicação/corticóide sistêmico ou relatório de alta de internação hospitalar por asma no último ano. Somente uso de medicação inalatória (“bombinha”) não configura direito à vacinação.
Lista de doenças conforme definição do Ministério da Saúde:
- Arritmias cardíacas
- Asma grave
- Cardiopatia congênita no adulto
- Cardiopatia Hipertensiva
- Cirrose hepática
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Demais indivíduos em uso de medicações imunossupressoras
- Diabetes Mellitus (tipo 1 e 2)
- Displasia broncopulmonar
- Doença cerebrovascular
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Doença renal crônica
- Doenças reumatológicas imunomediadas sistêmicas em atividade
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
- Fibrose cística
- Fibrose pulmonar
- Hemoglobinopatias graves
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
- Hipertensão arterial resistente (HAR)
- Imunodeficiência primária
- Insuficiência Cardíaca (IC)
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Neoplasias hematológicas
- Obesidade mórbida ou IMC >ou= 40”
- Pacientes oncológicos
- Pessoa que vive com HIV
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
- Pneumoconiose
- Pneumopatias crônicas graves
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Síndrome de Down
- Síndromes Coronarianas
- Valvopatias
Deficiências graves
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Limitação motora que cause grande dificuldade para locomoção
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar
- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, escola, etc