Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: Governo coloca Mogi em estado de alerta e cita aumento de internações



Além de anunciar, nesta segunda-feira (30), que o Alto Tietê retrocedeu da fase verde para a amarela no Plano São Paulo, o Governo de SP colocou Mogi das Cruzes e outras cinco cidades da região em estado de alerta devido ao aumento de internações por coronavírus.



De acordo com o Estado, Mogi, Suzano, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Arujá poderão ter que atender outras medidas que devem ser anunciadas em uma reunião que o governador fará com os prefeitos nesta terça-feira (1).



O governo afirma que as cidades apresentam ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.



“Das nossas cidades que estão em alerta, a maioria tem uma pressão grande nos indicadores porque abriga os hospitais com internação de paciente Covid-19 e essa reunião com o Estado vai ser importante para definir estratégias conjuntas de atendimento e para controlar o avanço dos casos. É fundamental o esforço coletivo neste momento para evitar que medidas mais restritivas sejam necessárias”, disse o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Guararema, Adriano Leite.



Coronavírus em Mogi das Cruzes

Dados da Prefeitura apontam que Mogi das Cruzes chega ao fim de novembro com 11.131 casos de mogianos infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia na cidade. Deste total, 9.590 (86,2%) já se recuperaram, 1.067 (9,6%) são casos ativos, que seguem internados ou cumprem isolamento domiciliar e 474 (4,2%) vieram a óbito.

Do total de óbitos, 85% das vítimas eram portadoras de doenças crônicas e 74% tinham 60 anos ou mais. O município ainda aguarda o resultado de 5.093 exames.

A administração municipal informou que deve implantar, ainda esta semana, mais 20 leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Os novos leitos serão instalados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, onde desde março funciona o Centro de Referência do Coronavírus. Atualmente, a unidade já conta com 34 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria para pacientes Covid.

A ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação junto ao Governo do Estado, que enviou 20 novos respiradores para o Hospital Municipal. “A montagem dos novos respiradores depende apenas da chegada de alguns insumos e dispositivos necessários para a composição completa dos equipamentos, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, disse o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. 

Segundo o secretário, os leitos de enfermaria também estão sendo ampliados de acordo com a demanda registrada nos últimos dias. Além das novas vagas já criadas no Hospital Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde está finalizando a montagem de 30 leitos na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal, que servirão de retaguarda para os casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada no Hospital de Campanha.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: