Cultura em Mogi das Cruzes

Coronavírus: Mogi das Cruzes dará ajuda de custo a artistas e guias de turismo

CULTURA
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes abriu um chamamento público para a realização da ‘Mostra Virtual de Artes: A Arte Não Esqueceu de Você’. O objetivo é contratar artistas e profissionais mogianos do segmento da arte e da cultura que dependam financeiramente das atividades culturais por um período de três meses, como uma forma de apoio à atual situação enfrentada com relação ao coronavírus (COVID-19).

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em função das recomendações em torno do isolamento social, haverá naturalmente um impacto sobre aqueles que dependem de espaços físicos para apresentarem e/ou comercializarem seu trabalho.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, afirma que esta é uma ação direcionada àqueles que efetivamente dependem dos recursos provenientes da execução de atividades artísticas para a sobrevivência. Nos casos em que a pessoa tenha alguma outra fonte de renda, o pedido é para que ele não se inscreva e deixe essa oportunidade a um colega em situação mais vulnerável. Algumas das áreas naturalmente mais impactadas são a música, o teatro, a dança, o cinema, o artesanato e outros compatíveis com a linguagem de audiovisual.

Além do apoio financeiro, o objetivo é que os artistas possam, com essa ajuda, desenvolver conteúdos virtuais, para que deem continuidade às suas atividades artísticas, porém fazendo uso de canais eletrônicos, como sites e as redes sociais.

“Nosso objetivo é diminuir o impacto sócio-econômico no setor cultural em Mogi das Cruzes e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população por meio da contratação de artistas e profissionais da arte e cultura, para a produção e a disponibilização de conteúdos virtuais tais como: shows, apresentações, tutoriais, vídeo-aulas, demonstrações, fóruns, saraus”, explica Sartori.

O secretário detalha ainda que não se trata do pagamento de um cachê e sim de uma ajuda de custo, para que essas pessoas desenvolvam atividades online. “Além do apoio direto ao artista, nossa mostra virtual possibilita que as pessoas em momentos de isolamento também tenham acesso a atividades culturais. Nos últimos dias, já temos visto vários artistas começando esse movimeto com lives, apresentações vídeo-aulas, tutoriais, todos ligados à cultura”, acrescenta.

Os valores a serem pagos estão baseados no Edital 045/2019, que regra a contratação de todos os profissionais da arte, cultura e turismo. O chamamento também está alinhado às metas do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 7.536/2019): Eixo 1, Meta 4, Ação 1 / Eixo 3, Meta 1, Ação 5 / Eixo 4, Meta 1, Ação 3.

Se você é artista, veja como se inscrever para receber a ajuda de custo oferecida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes

Guias de turismo

Seguindo o mesmo modelo do mecanismo para auxiliar artistas autônomos no período de isolamento social, a Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), publicou na sexta-feira (20) mais um chamamento, destinado a contratação de guias de turismo, que tenham nessa atividade sua principal fonte de renda. Além de prestar apoio aos profissionais da área, o objetivo é a realização da ação ‘Turismo Virtual Por Mogi das Cruzes’.

O período previsto de contratação é de três meses e, para ser contemplado, é preciso estar cadastrado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os valores a serem pagos estão baseados no Edital 045/2019, que regra a contratação de todos os profissionais da arte, cultura e turismo.

“Assim como fizemos com os profissionais da arte, nosso objetivo com esse chamamento é diminuir o impacto sócio-econômico no setor turístico em Mogi das Cruzes e disponibilizar conteúdos informativos e culturais para a população por meio da contratação de guias de turismo mogianos, para que eles produzam e disponibilizem conteúdos virtuais, como apresentação de roteiros, fatos e histórias dos espaços turísticos, videoaulas de boas práticas aos turistas e profissionais do turismo, turismo sustentável, entre outros”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

O chamamento foi concebido tendo em vista as orientações das autoridades da Saúde no combate à disseminação do coronavírus, em que a principal ferramenta de proteção é o isolamento. Com isso, haverá um impacto natural também sobre os profissionais da área do turismo, que naturalmente dependem dos atrativos turísticos para gerarem renda.

Assim como no primeiro chamamento, o pedido é para que se inscrevam apenas aqueles que dependam efetivamente do exercício dessa profissão para se manterem. O pagamento a que se refere o chamamento não é apenas um cachê, mas uma ajuda de custo para que todos os contemplados possam minimizar os problemas com suas necessidades básicas tais como alimentação, água, luz, gás, entre outros.

De acordo com a administração municipal, além do apoio financeiro, o objetivo é que os profissionais possam, com essa ajuda, desenvolver conteúdos virtuais, para que deem continuidade às suas atividades, porém fazendo uso de canais eletrônicos, compondo assim a ação Turismo Virtual por Mogi das Cruzes.

Parte do recurso utilizado para esta ação é proveniente do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), cujo uso foi autorizado por deliberação em reunião extraordinária do COMTUR e aprovado por unanimidade. O COMTUR de Mogi das Cruzes tem dois terços de sua formação compostos por representantes da sociedade civil organizada, dentre eles representantes de guias de turismo, agentes de viagem, entidades diversas com relação direta e indireta com o turismo e minoria de representantes do poder público diretamente relacionados ao turismo.

O chamamento também está alinhado às metas do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 7.536/2019): Eixo 1, Meta 4, Ação 1 / Eixo 3, Meta 1, Ação 5 / Eixo 4, Meta 1, Ação 3.

Se você é guia de turismo, veja como se inscrever para receber a ajuda de custo oferecida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Confira todas as notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região


1 comentário em “Coronavírus: Mogi das Cruzes dará ajuda de custo a artistas e guias de turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *