Categorias
ALTO TIETÊ

Condemat volta atrás e diz que seguirá divulgando dados sobre Covid-19 no Alto Tietê



Após a repercussão negativa gerada pelo anúncio de que o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) não divulgaria mais os dados diários sobre o avanço do coronavírus nas cidades da região, o consórcio decidiu voltar atrás e, no início da tarde desta quarta-feira (1), emitiu uma nota informando que continuará realizando o levantamento diariamente.



“Diante das solicitações da imprensa e da população e, principalmente das manifestações sobre a importância dos dados municipais, a direção do Condemat decidiu pela continuidade da divulgação – de segunda a sexta-feira – das estatísticas de coronavírus referentes às 12 cidades consorciadas”, diz a nota enviada à imprensa.



Segundo o consórcio, a decisão de interromper a divulgação dos dados havia sido tomada diante da divergência das estatísticas divulgadas pelas cidades e pelo Estado. Em outra nota, publicada na tarde de ontem, o Condemat afirmou que a falta de alinhamento dos dados “acaba gerando interpretações diferenciadas dos indicadores, principalmente para fins das classificações de fases do Plano SP, visto que o Comitê de Contingenciamento do Governo do Estado considera exclusivamente a base de dados estadual”.



No último dia 26, o Governo de SP anunciou que o Alto Tietê permanecerá na fase laranja da quarentena, frustando os prefeitos da região que, diante dos dados atualizados pelas Vigilâncias Epidemiológicas municipais, acreditavam que as cidades tinham condições de avançar à fase amarela, com aumento de flexibilizações das regras de isolamento social.



Ao decidir manter a divulgação das estatísticas, o Condemat ressaltou que os dados são os fornecidos pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios e, portanto, podem apresentar diferenças em relação às estatísticas da base estadual, por conta de um “delay” que existe no acesso aos sistemas de notificação. “Porém, para total transparência nos dados e, em especial, em respeito a credibilidade demonstrada no trabalho das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios e do Condemat, continuaremos a enviar a planilha atualizada ao final de cada dia”, afirmou o consórcio, acrescentando, no entanto, que as futuras planilhas trarão apenas as seguintes informações: total de notificações, casos descartados, casos confirmados, casos recuperados e óbitos (com os perfis disponibilizados) – sem os dados de casos suspeitos (leves e graves) e mortes suspeitas.    

Consórcio de imprensa

Assim que o Condemat anunciou que não mais divulgaria os dados diários da Covid-19 no Alto Tietê, alguns órgãos de imprensa da região se movimentaram para criar um consórcio através do qual os veículos informativos passariam a realizar, em conjunto, o levantamento das estatísticas junto às Vigilâncias Epidemiológicas Municipais, com o objetivo de continuar levando esses dados à população da região.

Após iniciativa do Diário de Suzano, o consórcio ganhou a adesão de mais seis veículos: Notícias de Mogi, Painel Jornalismo, Mogi News, Gazeta Regional, Rádio Metropolitana e Correio Independente.

No entanto, com o recuo do Condemat e a continuidade na divulgação dos dados, os veículos decidiram suspender o esforço colaborativo, pelo menos até que ele se faça novamente necessário.

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: