Categorias
EMPREGOS

Concurso Nacional Unificado: veja quando o edital será publicado pelo governo federal



Concurseiros que sonham em ingressar no funcionalismo público federal já podem intensificar os estudos. Isto porque o governo federal pretende lançar, ainda em 2023, um Concurso Nacional Unificado, que reunirá cerca de 8 mil vagas distribuídas entre diversos ministérios e órgãos federais. As oportunidades são destinadas a cargos com exigência de níveis médio ou superior.



De acordo com o governo, os ministérios e órgãos que tiverem interesse em participar do Concurso Nacional Unificado deverão fazer a adesão até o dia 29 de setembro.



A publicação do edital do concurso público está prevista para o dia 20 de dezembro. Já a aplicação da prova acontecerá somente no ano que vem, em 25 de fevereiro de 2024. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024, e os cursos de formação estão previstos para começar entre junho e julho.



A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, simultaneamente em 179 cidades de todo o país, sendo 39 da Região Norte, 18 do Centro-Oeste, 50 do Nordeste, 49 do Sudeste e 23 do Sul.



Primeiro será aplicada uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Na sequência serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.

O governo federal afirmou que o objetivo do Concurso Nacional Unificado é ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal, além de aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos.

O concurso será organizado a partir de uma coordenação-geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU). Também haverá participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formam o Comitê Consultivo/Deliberativo.

Áreas de atuação

No ato da inscrição ao Concurso Nacional Unificado, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis:

  • administração e finanças (580 vagas); 
  • setores econômicos, infraestrutura e regulação (1.015 vagas); 
  • agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário (1.040 vagas); 
  • educação, ciência, tecnologia e inovação (1.194 vagas); 
  • políticas sociais, Justiça e saúde (1.470 vagas); 
  • trabalho e Previdência (940 vagas); 
  • dados, tecnologia e informação Pública (895 vagas);
  • nível intermediário (692 vagas)

Após a escolha da área de atuação, os candidatos deverão indicar seu cargo ou carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: