Sem doses para prosseguir a vacinação de idosos com idade entre 77 e 79 anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou a suspensão da imunização contra a Covid-19 a esse público, que estava prevista para ocorrer esta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Caio Cunha, através das redes sociais.
Segundo o prefeito, a vacinação foi interrompida porque Mogi das Cruzes recebeu do Estado apenas 37% das doses necessárias para imunizar os idosos com idade entre 77 e 79 anos.
Na segunda (1) e terça-feira (2) foram vacinados os idosos com 80 anos ou mais e, nesta quarta (3), começaram a receber a doses também os idosos com 79 anos.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde era que, até sexta (5), a vacinação pudesse ser ampliada, gradativamente, a idosos com 78 e 77 anos, no entanto, as doses se esgotaram.
2ª dose
Segundo a administração municipal, no momento, Mogi das Cruzes conta apenas com lotes destinados para aplicação de segundas doses para pessoas com 90 anos ou mais e trabalhadores da Saúde de todas as idades.
Para o sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde prepara dois pontos de drive-thru para atendimento exclusivo aos idosos (Pró-Hiper do Mogilar e UBS Jundiapeba) e 10 unidades de saúde abertas para atendimento dos profissionais de saúde vacinados entre os dias 6 e 12 de fevereiro. São elas: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jardim Camila, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila Suíssa, Pró-Mulher, USF Toyama e USF Jardim Aeroporto 2.
No domingo (7), serão realizados apenas os dois drive-thrus, no Pró-Hiper e em Jundiapeba, com atendimento direcionado para profissionais de saúde que tomaram a primeira dose na cidade. Para tomar a segunda dose, os documentos obrigatórios são CPF, RG e comprovante da vacinação em primeira dose. Em caso de perda do comprovante, o paciente pode imprimir a segunda via no aplicativo “Poupatempo Digital”, pois não será atendido sem comprovante.
A administração municipal informou que os lotes de vacinas já vêm com o público-alvo pré-definido e, por isto, não é possível remanejar doses para outros grupos. “É importante ressaltarmos que todas as doses são enviadas com destino certo pelo Estado. Isso significa que não podemos usar primeiras doses para aplicar segundas doses e nem o contrário”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
De acordo com os dados da Prefeitura, até o momento, 18.026 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes, sendo que 3.647 já receberam inclusive a segunda dose.
Quem tiver alguma dúvida sobre a vacinação na cidade pode entrar em contato pelo SIS 160 ou no 4798-6701.