Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com aumento de casos, Secretaria de Saúde de Mogi reforça cuidados contra a Covid-19



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes vem reforçando a divulgação dos cuidados e procedimentos que precisam ser adotados contra a Covid-19, devido ao aumento dos casos de síndrome gripal na cidade.



Os principais sintomas da síndrome gripal são tosse, dor de garganta, coriza, ausência de paladar ou olfato, diarreia, dor abdominal, calafrios, dor no corpo, cansaço ou dor de cabeça. Eles podem ou não serem causados por infecção pelo Sars-Cov 2, que causa a Covid-19.



Pessoas com as comorbidades a seguir devem ter uma atenção maior referente aos cuidados: pressão alta, ter 60 anos ou mais, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, doença cerebrovascular, pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, doença pulmonar obstrutiva crônica – Dpoc), imunodepressão e imunossupressão, doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), diabetes melito (conforme juízo clínico), doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica, neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele), cirrose hepática, algumas doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia) e gestação.



A Secretaria de Saúde orienta procurar atendimento médico nas unidades de referência para Covid-19 caso apresente falta de apetite, tosse persistente, febre diária, dificuldade para ingerir líquidos ou falta de ar ao dar alguns passos. As unidades de referência são Ponte Grande, Jardim Camila, Vila Suíssa e Alto Ipiranga.



Já quem estiver apresentando falta de ar sentado ou deitado, comorbidades, manchas vermelhas na pele, queda de saturação (menor que 95%) ou qualquer outro sinal de agravamento deve ser direcionado a uma UPA ou Unidade 24 horas.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente deve evitar qualquer contato físico com outras pessoas, incluindo familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. O período de afastamento é de até sete dias, dependendo de avaliação e critério médico.

Orientações

  • Use máscara o tempo todo quando usar ambientes em que outras pessoas estejam com sintomas respiratórios.
  • Se puder ficar num cômodo isolado, pode retirar a máscara.
  • Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
  • Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Anvisa para desinfecção do ambiente. 
  • Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso. A água e o sabão eliminam o vírus dos objetos.
  • O lixo produzido precisa ser separado e descartado em um saco plástico antes de ser misturado ao lixo dos outros residentes.  
  • Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Anvisa.
  • Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta com álcool 70%, água sanitária ou outro produto recomendado pela Anvisa. 
  • Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações: 
  • Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores. 
  • Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Anvisa. 
  • Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento, conforme orientação médica.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)