Categorias
MOGI DAS CRUZES

Clínicas de odontologia e psicologia da UMC retomam atendimentos à população



Foram retomados esta semana os atendimento presenciais das clínicas de odontologia e psicologia da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), que estavam suspensos devido à pandemia de Covid-19. Os tratamentos são gratuitos – ou com custo apenas do material – e realizados por estudantes, sob a supervisão de professores.



No caso da odontologia, as consultas precisam ser agendadas, exclusivamente por telefone e são realizadas em alguns dias na semana, de acordo com as necessidades de cada paciente. As vagas são para crianças, adultos e idosos e, vão surgindo de acordo com a conclusão dos atendimentos.



A coordenadora do curso, Tatiana Mello, reforça que a prioridade é atender aqueles pacientes que tiveram o tratamento suspenso no período mais restrito do Plano São Paulo. “Nesses casos, os alunos já estão fazendo contato e realizando o atendimento pelo telemonitoramento, que foi instituído pelo Conselho Federal de Odontologia. Dessa forma, fica garantido o acompanhamento à distância dos pacientes que já estão em tratamento. Além disso, é feita a teleorientação para saber o estado de saúde do paciente. Ele responde a um questionário e o aluno, sob supervisão do professor, avalia a necessidade e possibilidade do atendimento presencial, garantindo a proteção e a manutenção da saúde de todos. Há pacientes que precisam fazer canal, extração, restauração, tudo isso nós atendemos aqui. Também temos alunos focados na odontopediatria e aparelho móvel para crianças”, esclarece.



Quando os tratamentos são finalizados, abrem-se novas vagas, no entanto, a coordenadora explica que, por enquanto, não é possível determinar o número. “Por causa da pandemia, estamos atendendo com capacidade reduzida e cada caso termina de ser atendido em um tempo. Não surgem todas as vagas de uma vez, por isso, a gente pede para as pessoas irem ligando para que sejam incluídas em fila de espera para atendimento”, explica.



Para mais informações sobre a abertura de novas vagas o telefone é o 4798-7139.

Psicologia

O serviço-escola de Psicologia da UMC também voltou a atender esta semana, quando os alunos da área de Saúde retornaram às atividades presenciais.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Ana Cristina Arzabe, está sendo feito contato via telefone com os pacientes que já estavam em tratamento e novos casos também serão agendados. “Os atendimentos serão presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança por causa da Covid-19. Nesse primeiro momento, serão destinados às crianças, adolescentes e adultos, já que os idosos fazem parte do grupo de risco nessa pandemia”, explica.

O número de vagas varia de acordo com o número de alunos. “Temos aproximadamente 100 vagas, distribuídas pelo público-alvo. Os atendimentos ocorrem semanalmente com duração de 50 minutos. Nossos pacientes são atendidos com dia e horário fixos”, esclarece a coordenadora.

De acordo com Arzabe, outro tipo de atendimento oferecido pelos alunos à sociedade é o de orientação profissional. “Ele é direcionado aos estudantes que cursam a partir do 2º ano do Ensino Médio, público ou privado, que queiram ajuda para definir a profissão que irão seguir. Esse processo se dará em até 6 semanas, com um atendimento semanal com duração de 50 minutos”, finaliza ela.

Os atendimentos são gratuitos. Ambos os tipos de agendamento podem ser feitos de segunda a sexta, das 8h às 21h, exclusivamente pelo telefone 4798-7133.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: