Categorias
ALTO TIETÊ

Cinco cidades do Alto Tietê decidem suspender aulas presenciais até o fim do ano



Mesmo com a liberação do Estado para a retomada opcional das aulas do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) a partir desta quarta-feira (7), nenhuma cidade do Alto Tietê autorizou a volta das aulas presenciais. A suspensão das atividades abrange as redes municipais, estaduais e particulares.



De acordo com levantamento do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), das dez cidades da região, cinco já publicaram decretos estabelecendo a suspensão das aulas presenciais até o final do ano.



Arujá e Santa Isabel adotaram a medida ainda em setembro; Ferraz de Vasconcelos e Guararema na semana passada e, Itaquaquecetuba, nesta semana.



Já em Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano há decretos vigentes que suspendem as aulas presenciais até o final deste mês ou início de novembro – a única exceção é Poá, cuja determinação vigente termina no próximo dia 16. Nessas cidades, os gestores optaram por realizar avaliações mensais, considerando a evolução epidemiológica da pandemia, além dos aspectos pedagógicos, estruturais das escolas e as consultas com pais e conselhos municipais.



Veja também: Prefeitura de Mogi prorroga suspensão das aulas presenciais até 6 de novembro

O Condemat diz que tem discutido de forma permanente, através do Conselho de Prefeitos e da Câmara Técnica de Educação, os muitos aspectos que envolvem a volta às aulas, com o compartilhamento de informações para subsidiar as decisões municipais.

“Nossos municípios apresentam características muito diferentes de redes escolares, quantidade de alunos e estrutura predial, o que compromete uma decisão única para toda a região. Por isso, tem se respeitado a individualidade de cada cidade, mas dentro de um consenso de que, neste momento, ainda não é possível a retomada das atividades presenciais no Alto Tietê”, avalia o professor Leandro Bassini, coordenador da Câmara Técnica de Educação do Condemat.

Pelo calendário do Governo de SP, está liberada, a partir de hoje, a retomada das atividades presenciais – de reforço – para as turmas de Ensino Médio e EJA e, a partir de 3 de novembro, para o Ensino Fundamental, desde que autorizadas pelas prefeituras.

Veja também: em Mogi, 89% dos pais não levariam os filhos à escola caso as aulas voltassem este ano

Além da liberação municipal, a reabertura das escolas deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

MunicípioPeríodo de Suspensão
ArujáAté o final do ano
Biritiba MirimDecreto vigente até 06/11
Ferraz de VasconcelosAté o final do ano
GuararemaAté o final do ano
ItaquaquecetubaAté o final do ano
Mogi das CruzesDecreto vigente até 06/11
PoáDecreto vigente até 16/10
SalesópolisDecreto vigente até 05/11
Santa IsabelAté o final do ano
SuzanoDecreto vigente até 31/10
Fonte: Condemat

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: