Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê iniciam campanhas contra poliomelite e atualização de cadernetas



Municípios da região do Alto Tietê iniciam, nesta segunda-feira (8), a campanha de imunização contra a poliomelite e a Multivacinação, seguindo o calendário do governo estadual. Crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta da vacinação e os pequenos, de até 5 anos, podem tomar a vacina contra a pólio.



A ação segue até 9 de setembro e as estratégias são definidas pelos municípios. No Alto Tietê, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos já divulgaram informações sobre o início da campanha.



Em Mogi, por exemplo, o atendimento ocorre em livre demanda, sem necessidade de agendamento. As campanhas são realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para ser vacinado, basta comparecer ao local levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente e comprovantes de vacinação contra a Covid-19, se tiver. “É fundamental que os responsáveis levem suas crianças e adolescentes aos Posto de Saúde mais próximo para receberem as vacinas e realizarem a atualização da situação vacinal”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal de Mogi das Cruzes, Lilian Peres Mendes. 



Em Itaquaquecetuba, a aplicação das doses também ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 8h às 16h. “O público-alvo da campanha contra a poliomielite são crianças menores de 5 anos. Já para a multivacinação, vamos vacinar crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou a secretária de Saúde, Ariana Julião. É necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e de vacinação.



A campanha contra a Polio e Multivacinação em Poá será realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todos os postos de saúde, com exceção da UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, que conta com horário diferenciado, das 9h às 18h. “É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para serem vacinadas. Para o caso de atualização do esquema vacinal é necessária à apresentação da caderneta de vacinação, pois é por meio dela que os servidores da saúde terão condições de saber quais vacinas serão aplicadas”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

No município de Ferraz de Vasconcelos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão participando da campanha com vacinação das 8h às 16h, com exceção do CSII e UBS CDHU, que funcionam das 8h às 20h. Para se vacinar é preciso levar a carteirinha de vacinação da criança/adolescente, Cartão SUS/CPF e documento de identidade ou certidão de nascimento. “O Brasil sempre foi referência mundial em vacinação, porém a pandemia atrapalhou muito porque as pessoas ficaram em casa e tiveram medo de procurar as unidades de saúde, mas agora temos que correr para manter os índices que tínhamos antes para impedir que doenças antes erradicadas voltem a circular”, disse o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves.

Dia D

As Prefeituras de Mogi das Cruzes e Poá anunciaram, ainda, que no dia 20 de agosto (sábado) realizarão o Dia ‘D’ de Vacinação, com todas as unidades abertas. O objetivo da ação é facilitar o acesso às vacinas para pessoas que não conseguem comparecer às UBSs durante a semana.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: