Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê avançam à fase amarela da quarentena; veja o que muda



Mogi das Cruzes e as demais cidades da região do Alto Tietê avançaram à fase amarela do Plano SP. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (5), pelo governador João Doria, e as regras passam a valer neste sábado (6).



Na 21ª atualização do Plano SP, as regiões de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande São Paulo, Presidente Prudente e Registro também avançaram da fase laranja para a amarela. Já as regiões de Barretos, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté progrediram da vermelha para a laranja.



A região de Araraquara, por sua vez, regrediu da laranja para a vermelha, na qual já se encontram as regiões de Franca e Bauru.



“Com a queda do número de internações hospitalares pela terceira semana consecutiva e abertura de novos leitos, recomendamos a prefeitos e prefeitas que tenham cuidado e zelo e sigam a orientação do Estado. Prefeitos responsáveis salvam vidas”, afirmou Doria.



A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Nas regiões com restrição total de fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP