Categorias
ALTO TIETÊ

Após chuvas, represas do Alto Tietê voltam a verter água



A insistente chuva que caiu no Alto Tietê entre domingo (2) e quarta-feira (5) foi suficiente para voltar a fazer algumas represas da região verterem água, o que preocupa moradores que moram próximos a elas e que já tiveram suas casas ameaçadas por enchentes outras vezes.



De acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), há três represas operando acima da capacidade: a Jundiaí, em Mogi das Cruzes, com 100,73%; a Taiaçupeba, em Suzano, com 102,74%; e a Paraitinga, em Salesópolis, com 104,15%.



A represa Ponte Nova, também em Salesópolis, é outra que quase chegou ao seu limite, com 97,73% da capacidade atualmente. Já na Biritiba, que fica no município homônimo, a situação é um pouco mais confortável, uma vez que ela opera com 78,10 de sua capacidade.



O processo de verter consiste na liberação de água para evitar o transbordamento das represas. “O controle do nível da água é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o ‘ladrão’ das caixas d’água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo; eles impedem que a água passe por cima da barragem”, explica a Sabesp.



Segundo o engenheiro civil e sanitarista José Roberto Kachel dos Santos, o vertedouro é um equipamento seguro e não há riscos de inundação. “Na Represa de Taiaçupeba você tem uma válvula de descarte embaixo e, em cima o vertedouro para escoar a água. Esse projeto conta com uma larga medida de segurança e você consegue controlar a quantidade de água que está sendo liberada. Para acontecer uma inundação ou algo muito pior, o volume de água que está vertendo teria que ser na casa de 20 metros cúbicos por segundo e, o que vemos hoje, é bem menor”, afirma.

Vale destacar que as barragens do Alto Tietê não possuem comportas, apenas vertedouros de superfície e de válvulas de descarga de fundo, portanto não há nenhuma possibilidade de abertura desse tipo de mecanismo.

De acordo com o Climatempo, site especializado em previsões meteorológicas, não há previsão de chuva para os próximos dias na região do Alto Tietê.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Uma resposta em “Após chuvas, represas do Alto Tietê voltam a verter água”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *