Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cetesb aprova trabalho de compensação ambiental do Semae de Mogi, diz Prefeitura



O trabalho de compensação ambiental realizado pelo Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos), com o plantio de 1.100 mudas de árvores numa área de 4.400 metros quadrados no Parque Leon Feffer, foi aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).



A autarquia firmou termos de compromisso com a companhia estadual para compensação ambiental em parques municipais devido a obras de saneamento na cidade.



Além dessas 1.100 árvores, o Semae afirmou que plantou outras 2.805, somando um total 3.905 mudas, sendo 2.700 no Parque Leon Feffer (as 1.100 já avaliadas e outras 1.600 mil em fase de monitoramento), 390 no Parque Centenário e 815 no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.



O trabalho foi realizado em 2018, mas a Cetesb segue com o monitoramento devido ao tempo para acompanhar o crescimento das espécies e manutenção das áreas verdes.



Segundo a administração municipal, todas as árvores são nativas da região. Dentre as espécies frutíferas há a Jaboticabeira, a Laranjeira-do-Mato, a Goiaba-Branca, o Pequi e a Pitangueira.

No Leon Feffer, a proposta é de restauração ecológica, com espécies como Aroeira-Pimenteira, Canelinha, Goiaba-do-Mato, Pau-Brasil, Paineira e mais 16 espécies.

No Parque Centenário, o objetivo é a arborização paisagística. Para isso, foram plantadas Aroeira-Salsa, Jerivá, Quaresmeira e Canafístula, entre outras.

Na ETE Leste, começa a tomar forma uma cortina vegetal entre a estação e o Parque Centenário, com Aroeira-Pimenteira e Sansão do Campo.

Cobertura verde

O plantio de 3,9 mil mudas pelo Semae de Mogi das Cruzes também integra o programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes para ampliar a cobertura verde da cidade, com plantio pelas equipes da administração e com doação de mudas feita pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para incentivo à população. As doações são por meio do viveiro de mudas do Parque Leon Feffer.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: