Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cemitério São Salvador, em Mogi, receberá reforço na segurança após frequentes casos de furto



O Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, em Mogi das Cruzes, receberá reforço na segurança após os recorrentes casos de furtos de peças ornamentais e religiosas dos túmulos. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira (Dodô), durante reunião com vereadores da CEV (Comissão Especial de Vereadores) dos Furtos em Cemitérios na tarde da última quarta-feira (12).



Além do secretário, participaram do encontro os integrantes da Comissão Especial: Policial Maurino (PODE), Edson Santos (PSD), Gustavo Siqueira (PSDB), Osvaldo Silva (REP) e Johnross (PODE).



De acordo com o chefe da pasta, a secretaria já começou a instalar um sistema CFTV (Circuito Fechado de TV) para monitorar o movimento no cemitério.



“A parte de infraestrutura está pronta. Agora, falta receber as câmeras, sendo que a Prefeitura está licitando a compra. Será um sistema integrado à CIEMP [Central Integrada de Emergências Públicas]. Estamos bem perto de resolver, mas essa aquisição está sendo tocada pela Secretaria Municipal de Gestão”, disse o secretário.



Segundo ele, o circuito contará com oito filmadoras. “Fizemos estudo para colocar oito câmeras, quatro delas vão cobrir os quatro cantos do cemitério. Já as demais, vamos espalhar na área central, mais no miolo, sendo que essas serão naqueles modelos que giram em 360°. O cabo de fibra ótica da Central de Monitoramento por câmeras até o cemitério já está equacionado. No entanto, falta instalar os cabos que serão distribuídos dentro do local”.

Questionado pelos vereadores, o secretário disse que 45% do espaço do São Salvador já recebeu luminárias a fim de ajudar a mitigar os constantes furtos no local. “Temos uma carga elétrica disponível na entrada do cemitério, no poste que alimenta a parte interna do cemitério. Para concluir a iluminação lá, seria necessário ampliar essa carga. Iluminamos 45% do São Salvador. Agora, estamos aguardando a Bandeirante Energia para ampliação da capacidade elétrica no local. Já fizemos a solicitação para expandir”.

Ainda segundo Vieira, além do circuito de câmeras, o cemitério São Salvador contará com rondas da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. “O secretário Toriel [secretário Municipal de Segurança, Toriel Sardinha] já iniciou o trabalho de formatar como funcionará essa ronda. Falta definir detalhes como número de homens, período, de quanto em quanto tempo eles vão passar etc.”.

Durante a reunião, o secretário Alessandro Vieira citou também outras providências já foram tomadas no cemitério São Salvador, como o aumento da altura dos muros, a implementação de luminárias em parte da área, a adoção de livro de registro interno para monitorar os casos, a troca dos portões — os antigos tinham vãos que permitiam a entrada por baixo —, a manutenção das telas e cercas elétricas, entre outras.

O chefe da pasta acenou com a possibilidade de o mesmo sistema de monitoramento ser levado para os cemitérios dos distritos. “A ideia é começar pelo São Salvador, onde os casos de furtos são bem mais frequentes. Mas estamos estudando levar o sistema para os demais cemitérios, já que se tratam de próprios públicos também. No entanto, nos outros dois cemitérios, as ocorrências de furtos são muito baixas”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: