A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mogi das Cruzes continua até o dia 31 de maio e os produtores rurais têm até o dia 7 de junho para declarar a vacinação. Deverão ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade.
Segundo a administração municipal, a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação são atitudes sujeitas a multa. O valor da multa é de R$ 159,85 por cabeça de gado.
A mudança estabelecida no calendário deste ano, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento faz parte dos esforços do Departamento de Saúde Animal (DSA), com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), para orientar a demanda de vacina com o cronograma de produção da indústria.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, os criadores devem adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária, já que todo estoque de vacina disponível no Estado para comércio durante a etapa da campanha é cadastrado pela revenda no sistema informatizado Gedave.
A declaração da vacinação deve ser realizada, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Podendo também acessar a declaração pela internet, preencher e encaminhá-la por e-mail ou entrega-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima. Acesse o sistema da Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).
Para mais informação basta entrar em contato com o Escritório de Defesa Agropecuária de Mogi das Cruzes, que fica na avenida Cândido Xavier Almeida e Souza, 35, no Centro Cívico, ou pelo telefone 4796-4513.
Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes