Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara aprova títulos de cidadãos mogianos a presidente da APAE e vice da Sincomércio



Foram aprovadas, por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta (10), as outorgas dos Títulos Honoríficos de Cidadãos Mogianos ao presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi das Cruzes, João Montes, e ao vice-presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região), Amâncio Aires.



João Montes

João Montes ingressou em 1993 no maior clube de serviços do mundo, o Lions Clube, ocupando vários cargos, inclusive a presidência, por duas gestões. Participou também da Governadoria do Distrito, cumprindo o código de ética com esmero e portador do Título Melvin Jones, maior honraria do Lions. Montes também é membro ativo da Loja Maçônica União e Caridade IV, desde 1993, onde ocupou vários cargos e foi venerável mestre no biênio 2003-2005.



Como membro do Lions, amigo de Ricardo Strazzi, o principal fundador e articulador da APAE de Mogi, recebeu o convite para integrar voluntariamente a diretoria da entidade. Ocupou o cargo de diretor do Conselho Fiscal entre os anos de 1998 e 2005. De 2006 a 2011, ocupou o cargo de diretor titular do Conselho Fiscal.



De 2012 a 2013, assumiu a vice-presidência e, no período de 2014 a 2016, atuou como presidente, sendo reeleito para o mandato de 2017 a 2019.



Hoje, Montes ocupa o cargo de coordenador estadual da Federação Estadual das APAEs, posição esta que lhe permite trazer novas ideias de captação de recursos para a entidade de Mogi das Cruzes.

“Administrador de empresas por formação, João Montes construiu uma sólida carreira profissional em Mogi, e, graças à sua natureza altruísta, também colaborou na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Fez a diferença na cidade”, avaliou o vereador Edson Santos (PSD), autor do projeto que concederá o título de cidadão mogiano ao presidente da APAE Mogi.

Amâncio Aires

Amâncio Aires nasceu no ano de 1935, em berço de tradicional família portuguesa, na cidade de Chaves, Portugal. Aires aportou em terras brasileiras em 1951, tendo inicialmente residido por cinco anos com familiares na cidade paulista de Santos.

Convidado por seu primo Alexandre Aires, o homenageado mudou-se para Mogi das Cruzes no ano de 1956. O convite de seu primo era para que assumisse metade da sociedade em uma casa de sucos e doces sírios, chamada 5ª Avenida, que foi o primeiro estabelecimento mogiano a ter um espremedor de frutas elétrico, inovação trazida por Aires.

Dotado de grande espírito empreendedor, Amâncio Aires foi proprietário de diversos outros estabelecimentos conhecidos da cidade, como a Churrascaria Galleto, a Padaria Nossa Senhora de Fátima e a Padaria Central, que depois de uma grande reforma passou a se chamar Big Pão. Após esse empreendimento se mudou, por pouco tempo, para os Estados Unidos, onde passou a residir na cidade de Framinghan, Massachussets.

Ao retornar para o Brasil, Aires se tornou por um breve período proprietário de um frigorífico no bairro de Água Branca, na capital paulista. Novamente em Mogi das Cruzes, adquiriu a padaria Avenida, a qual após uma grande reforma passou a se chamar 5ª Avenida. Posteriormente, adquiriu o posto de combustíveis Petrocar, o qual administrou por alguns anos. Também abriu um novo negócio, no ramo de materiais elétricos e hidráulicos, também denominado 5ª Avenida.

“Paralelamente aos seus empreendimentos comerciais, sempre teve destacada atuação junto a entidades da região como Rotary Clube, Associação Comercial de Mogi das Cruzes, onde atuou em conjunto com o saudoso Airton Nogueira, exercendo a vice-presidência. Com o amigo Airton Nogueira e outros companheiros empreendedores mogianos, ajudou a fundar o Sincomércio, onde na atual gestão ocupa o cargo de vice-presidente”, destacou o vereador Pedro Komura (PSDB), autor do projeto que concederá a Aires o título de cidadão mogiano.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *