Foi realizada na Câmara de Mogi das Cruzes, na noite de terça-feira (19), a sessão solene de outorga da “Medalha Zumbi de Palmares”. A homenagem, que acontece anualmente, faz referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O objetivo é consagrar nomes do Alto Tietê que tenham contribuído para combater a discriminação racial, para fortalecer a defesa dos princípios constitucionais fundamentais e para a promoção da inclusão social sem preconceito.
Os homenageados foram Ana Lúcia Joaquim, Anderson Teixeira, Carlos Alberto de Oliveira, Cleidilane Rosa do Carmo Ferreira Melo, Ewerton Carvalho, João da Silva Souza, João Ricardo do Prado, Osvaldo de Souza Gonçalves e Paulo Roberto da Costa.
“Esta homenagem é dirigida a pessoas e entidades que combatem a discriminação racial ou que tiveram experiências de vida de superação do racismo. É muito importante que Mogi tenha uma solenidade como esta. Um município de quase 500 anos, guarda as marcas da escravidão”, disse o vereador Iduigues Martins (PT), que conduziu a sessão solene.
Os trabalhos legislativos contaram, ainda, com o parlamentar Edinho (PP) na primeira secretaria, Expedito Tobias, representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL), por Maria de Fátima Silva, juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes, por Janes Kelly Palmeira Rodrigues, presidente do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e por Marlene das Dores Célio Lopes, vice-coordenadora da Pastoral Afro. Também prestigiaram o evento os vereadores Juliano Botelho (PSB), Edson Santos (PSD), Inês Paz (PSOL) e Zé Luiz (PL).