Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi das Cruzes realiza sessões ordinárias do Parlamento Estudantil 2024

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Na última quinta-feira (14), foram realizadas na Câmara de Mogi das Cruzes as sessões ordinárias do Parlamento Estudantil 2024, projeto em que alunos de escolas da cidade podem vivenciar a experiência de se tornarem vereadores por um dia.


Participaram das sessões a vereadora Inês Paz (PSOL), presidente da Comissão Permanente de Educação do Legislativo, e a vereadora Malu Fernandes (PL), integrante do mesmo colegiado parlamentar.


“É fundamental ter claro nas nossas mentes e corações que esse projeto é uma homenagem à democracia. Com todas as desigualdades que nosso país enfrenta, a democracia ainda é a forma mais adequada de termos diversidades nas ideias. Ontem, em Brasília, vimos um dos episódios mais sombrios da nossa história. Que a iniciativa desta tarde possa ser um símbolo da defesa da burocracia”, disse Inês.

Leia também:  Câmara de Mogi das Cruzes solicita reforma do IML ao Governo de SP

Pela manhã, aconteceu a sessão da categoria juvenil, com estudantes do ensino médio. A Mesa Diretiva teve a seguinte composição: Lucas Sposi Lemos, do Brasilis (presidente); Nicole Lattaro, do Gutenberg (1ª secretária); Luis Filipe Desencio Palma Navais, do Colégio Dora Peretti de Oliveira (2º secretário); e Gabriel Dalney Vieira Borges, do Colégio Brasilis (1° vice-presidente).


“Gostaria de parabenizar os alunos pela coragem de participar desse processo de articulação da Mesa Diretiva. Eu estava comentando com os alunos que a Mesa tem um papel muito importante, mas quem não está na mesa também tem papel fundamental. Espero que vocês tenham aprendido muito com a Comissão do Parlamento Estudantil”, afirmou Malu Fernandes.

Leia também:  Câmara de Mogi das Cruzes formará comissão para debater Reforma Tributária Municipal

Durante a sessão ordinária todos os vereadores puderam apresentar e defender os seus projetos. Os temas mais destacados durante o evento foram relativos à inclusão social, saúde mental e meio ambiente.

Já no período da tarde foi realizada a sessão ordinária com alunos do Ciclo Fundamental II. Os trabalhos legislativos foram conduzidos pela estudante Ariel Aya Nishimura, representando o Colégio Objetivo, eleita presidente da mesa diretiva, e por Marcela Shiotani Camargo Franco, da escola Gênesis, escolhida por seus pares para ocupar a primeira secretaria. A mesa diretiva do Ensino Fundamental contou ainda com os vereadores infantojuvenis Maria Eduarda Coqueiro Rocha, vice-presidente, da Escola Estadual Helena Urbano Nagib, e com Nicolas Pinheiro Coutinho, da Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho, selecionado para ocupar a segunda secretaria.

Leia também:  Indicação para "dissipar" ocupação na Vila São Francisco gera polêmica na Câmara de Mogi

Nesta sessão, houve ideias em prol da preservação ambiental, da população com deficiência, da saúde pública, da diversidade religiosa, da cultura, da saúde mental, da tecnologia e do esporte, entre outras.

Como o objetivo do Parlamento Estudantil é estimular a participação política, independentemente de competição, todos os projetos de lei foram aprovados. Ao final, as vereadoras Malu e Inês entregaram certificados de participação aos vereadores jovens.

Foto: Divulgação/CMMC

Compartilhe essa notícia: