Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Na última quinta-feira (14), foram realizadas na Câmara de Mogi das Cruzes as sessões ordinárias do Parlamento Estudantil 2024, projeto em que alunos de escolas da cidade podem vivenciar a experiência de se tornarem vereadores por um dia.
Participaram das sessões a vereadora Inês Paz (PSOL), presidente da Comissão Permanente de Educação do Legislativo, e a vereadora Malu Fernandes (PL), integrante do mesmo colegiado parlamentar.
“É fundamental ter claro nas nossas mentes e corações que esse projeto é uma homenagem à democracia. Com todas as desigualdades que nosso país enfrenta, a democracia ainda é a forma mais adequada de termos diversidades nas ideias. Ontem, em Brasília, vimos um dos episódios mais sombrios da nossa história. Que a iniciativa desta tarde possa ser um símbolo da defesa da burocracia”, disse Inês.
Pela manhã, aconteceu a sessão da categoria juvenil, com estudantes do ensino médio. A Mesa Diretiva teve a seguinte composição: Lucas Sposi Lemos, do Brasilis (presidente); Nicole Lattaro, do Gutenberg (1ª secretária); Luis Filipe Desencio Palma Navais, do Colégio Dora Peretti de Oliveira (2º secretário); e Gabriel Dalney Vieira Borges, do Colégio Brasilis (1° vice-presidente).
“Gostaria de parabenizar os alunos pela coragem de participar desse processo de articulação da Mesa Diretiva. Eu estava comentando com os alunos que a Mesa tem um papel muito importante, mas quem não está na mesa também tem papel fundamental. Espero que vocês tenham aprendido muito com a Comissão do Parlamento Estudantil”, afirmou Malu Fernandes.
Durante a sessão ordinária todos os vereadores puderam apresentar e defender os seus projetos. Os temas mais destacados durante o evento foram relativos à inclusão social, saúde mental e meio ambiente.
Já no período da tarde foi realizada a sessão ordinária com alunos do Ciclo Fundamental II. Os trabalhos legislativos foram conduzidos pela estudante Ariel Aya Nishimura, representando o Colégio Objetivo, eleita presidente da mesa diretiva, e por Marcela Shiotani Camargo Franco, da escola Gênesis, escolhida por seus pares para ocupar a primeira secretaria. A mesa diretiva do Ensino Fundamental contou ainda com os vereadores infantojuvenis Maria Eduarda Coqueiro Rocha, vice-presidente, da Escola Estadual Helena Urbano Nagib, e com Nicolas Pinheiro Coutinho, da Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho, selecionado para ocupar a segunda secretaria.
Nesta sessão, houve ideias em prol da preservação ambiental, da população com deficiência, da saúde pública, da diversidade religiosa, da cultura, da saúde mental, da tecnologia e do esporte, entre outras.
Como o objetivo do Parlamento Estudantil é estimular a participação política, independentemente de competição, todos os projetos de lei foram aprovados. Ao final, as vereadoras Malu e Inês entregaram certificados de participação aos vereadores jovens.