Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi das Cruzes lança Parlamento Estudantil 2021



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes lançou oficialmente, na sessão ordinária desta terça-feira (5), o 12º Parlamento Estudantil. O evento acontecerá de 22 a 26 de novembro e contará com a participação de alunos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e particulares do município.



O Parlamento Estudantil é realizado anualmente, possibilitando aos estudantes a vivência do processo Legislativo. A edição de 2020, no entanto, foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19.



“Esperamos despertar no aluno a vontade de propor melhorias na cidade em que vive, e se ele não for escolhido, que seja estimulado a participar desse processo. Espero contar com o apoio de todas as instituições de ensino, pois acredito que o parlamento estudantil pode ajudar o aluno a se interessar sobre o que acontece na cidade”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Otto Rezende (PSD).



O presidente da Comissão Funcional do Parlamento Estudantil, Audrey Rodrigues, falou sobre a importância do Parlamento Estudantil no município. “Vivemos um momento que tem uma ampliação da participação política pelos jovens e com isso o parlamento estudantil é de suma importância, principalmente para o conhecimento dos três poderes”, pontuou.



A vereadora Malu Fernandes (SD), presidente da Comissão Permanente de Educação, que foi vereadora mirim, enalteceu o projeto e falou um pouco sobre sua experiência. “É um programa muito especial, que atrai a juventude para a participação política. Tive a grande alegria, em 2016, de ser uma das alunas no Parlamento Estudantil e posso afirmar que essa experiência mudou a minha vida, porque foi nesse momento que entendi que eu deveria dedicar a minha vida para construir projetos e soluções para a cidade”, ressaltou.

“Esses alunos que participarão, com toda certeza, serão eles que irão nos substituir, serão o futuro do nosso país e nós precisamos investir no futuro”, acrescentou o vereador Policial Maurino (Pode).

O vereador Iduigues Martins (PT), falou sobre o contexto político do país para exaltar o Parlamento Estudantil. “É muito importante, principalmente quando observamos, no país, ameaças contra a democracia e pessoas que chamam pelo retrocesso. E mal sabem essas pessoas que atacam a democracia que não tem parlamento na ditadura”, ressaltou.

“Às vezes o Parlamento Estudantil não desperta a vontade de estar aqui legislando, mas a política não é somente legislar. Os que passarem por aqui poderão ser ótimos secretários de Educação, Assistência Social ou diretores que compõem o quadro da administração”, afirmou o vereador Edson Santos (PSD).

Os alunos interessados em participar do evento devem baixar o manual do candidato, que contém o cronograma do Parlamento Estudantil, orientações para redigir um Projeto de Lei e o formulário de inscrição. O Projeto de Lei deve ser protocolado na Diretoria Legislativa da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes acompanhado da ficha de inscrição do aluno até o dia 05 de novembro. Os nomes dos 46 estudantes selecionados serão divulgados no site da Câmara Municipal no dia 16 de novembro.

O Parlamento Estudantil será dividido em duas categorias: vereadores infantojuvenis, com alunos do 5º ao 9° ano do Ensino Fundamental e vereadores jovens, com alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Cada categoria será composta por 23 membros selecionados.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: