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A Câmara de Mogi das Cruzes oficializou, na última sexta-feira (25), a publicação do edital que estabelece as normas para participação no projeto “Parlamento Estudantil 2025”.
A iniciativa, marcada para outubro, visa proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio — de instituições públicas e privadas do município — uma experiência prática no exercício da democracia por meio da simulação de atividades legislativas.
O documento é assinado pelo presidente da Casa, vereador Francimário Vieira (PL), conhecido como Farofa, e pela vereadora Malu Fernandes (PL), que lidera a Comissão Permanente de Educação.
Ao todo, serão selecionados 46 parlamentares mirins, com divisão equitativa entre alunos do Fundamental II e do Ensino Médio. A partir de 28 de maio, o “Manual do Aluno” estará disponível para consulta no site oficial da Câmara de Mogi das Cruzes.
Cronograma do Parlamento Estudantil 2025
- 25 de abril – Publicação do edital do projeto;
- Até 30 de maio – Início da distribuição do “Manual do Aluno”, material de apoio para divulgação nas escolas;
- 11 de agosto – Abertura do prazo para submissão dos projetos de lei;
- 26 de setembro – Encerramento das inscrições dos projetos;
- 10 de outubro – Divulgação oficial dos nomes dos 46 estudantes selecionados;
- 17 de outubro, às 9h – Apresentação institucional da Câmara aos jovens vereadores, aula de cidadania sobre o Poder Legislativo Municipal e roda de conversa com parlamentares. Na sequência, ocorrerá a reunião para discutir a formação da Mesa Diretiva de cada categoria;
- 20 de outubro, às 9h – Sessão de diplomação dos eleitos e cerimônia de posse, com continuidade nas tratativas para eleição da Mesa Diretiva;
- 21 e 22 de outubro, às 15h – Acompanhamento das sessões ordinárias da Câmara Municipal, com participação opcional dos estudantes, que poderão observar o funcionamento das sessões e dialogar com os vereadores;
- 23 de outubro, às 9h – Eleição da Mesa Diretiva e realização da Sessão Ordinária do Ensino Médio;
- 23 de outubro, às 14h – Eleição da Mesa Diretiva e Sessão Ordinária do Ensino Fundamental II.