Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei n. ° 88/2023, que institui na cidade o programa de turismo industrial.
De autoria do vereador Bi Gêmeos (PSD), a iniciativa pretende abrir as portas das empresas instaladas no Município para a comunidade, empreendedores, estudantes e investidores. O objetivo é estimular visitas monitoradas às plantas industriais que operam em Mogi das Cruzes, promovendo o sistema econômico e a inovação.
“O turismo industrial vai proporcionar experiências de acesso ao conhecimento desde a chegada da matéria-prima, passando pelos processos de produção das mercadorias, até a finalização da fabricação”, disse Bigêmeos.
Entre os propósitos da ideia estão fomentar a geração de emprego e renda, atrair feiras de negócios, estimular a colaboração entre instituições de ensino, órgãos públicos e a indústria, divulgar as ações de responsabilidade ambiental, disseminar a história e a cultura da indústria local, entre outros.
O projeto recebeu aval das seguintes comissões permanentes do Legislativo: Comissão de Justiça e Redação; Comissão de Finanças e Orçamento; Comissão de Cultura, Esporte e Turismo; e Comissão da Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor.