Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi aprova criação do ‘botão do pânico’ nos ônibus municipais



Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (9), o Projeto de Lei 72/2021, apresentado pelo vereador policial Maurino (Pode), que visa instituir o “botão do pânico” nos veículos de transporte coletivo da cidade.



De acordo com o projeto aprovado, o botão servirá para situações de perigo à segurança no interior dos veículos, como assaltos, brigas e outras violências. O dispositivo, ao ser acionado, deverá se comunicar diretamente com a Central de Monitoramento da Prefeitura, que deslocará uma viatura até o local. A instalação do ‘botão do pânico’ deverá ficar sob a responsabilidade das empresas concessionárias do serviço de transporte público no município.



A iniciativa ainda prevê multa caso as empresas não instalem o botão ou deixem-o inativo ou quebrado. O dispositivo deverá funcionar por meio do serviço de Global Positioning System, conhecido como GPS.



“O objetivo é justamente a questão da segurança. Qualquer ato irregular que acontecer dentro de um transporte coletivo o motorista terá próximo o botão que poderá ser acionado, comunicando a empresa, que fará contato com a polícia”, explicou Maurino.



Seguindo orientações da Procuradoria Jurídica da Câmara, o próprio autor do Projeto apresentou quatro emendas modificativas e duas emendas supressivas. Com isso algumas possibilidades de multa ficam extintas, como ausência ou mal funcionamento de central de monitoramento pelas empresas. As emendas modificativas adequaram o texto do projeto para evitar interpretações diversas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: