Na segunda-feira (25), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou mais uma rodada de pagamentos da aposentadoria aos beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320).
Os primeiros a receber o dinheiro, na segunda, foram os beneficiários com dígito final do benefício 1. Já nesta terça é a vez dos que possuem benefício terminado em 2. E assim sucessivamente, conforme o cronograma a seguir:
- Dígito final 1: 25 de setembro;
- Dígito final 2: 26 de setembro;
- Dígito final 3: 27 de setembro;
- Dígito final 4: 28 de setembro;
- Dígito final 5: 29 de setembro;
- Dígito final 6: 02 de outubro;
- Dígito final 7: 03 de outubro;
- Dígito final 8: 04 de outubro;
- Dígito final 9: 05 de outubro;
- Dígito final 0: 06 de outubro.
Já para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o próximo calendário de pagamentos terá início no dia 2 de outubro. Confira todas as datas abaixo:
- Dígito final 1 e 6: 02 de outubro;
- Dígito final 2 e 7: 03 de outubro;
- Dígito final 3 e 8: 04 de outubro;
- Dígito final 4 e 9: 05 de outubro;
- Dígito final 5 e 0: 06 de outubro.
O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria.
A Caixa Econômica Federal atua como Agente Pagador de Benefícios do INSS, sob gestão do Ministério da Previdência Social.
Como consultar o benefício do INSS
Através do aplicativo Meu INSS, os beneficiários podem ter acesso aos valores recebidos, podem movimentar o dinheiro, checar extrato, solicitar empréstimo e também solicitar suporte para possíveis dúvidas.
Também é possível checar as informações e ter acesso ao dinheiro se dirigindo a uma agência da Caixa, portando um documento com foto, de preferência o RG, e também a sua carteirinha do benefício.
Para consulta das informações na Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício, CPF e data de nascimento para digitação durante o atendimento.
O Atendimento Eletrônico do INSS disponibiliza informações como a situação do Benefício (identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada e devolvida ao INSS ou não localizada), informações sobre a portabilidade (orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do seu benefício e também poderá consultar a situação atual da portabilidade já solicitada há mais de 2 dias) e informações sobre a prova de Vida (identificação da situação da sua Prova de Vida, data da última Prova de Vida realizada e periodicidade de vigência da mesma)
Como sacar o benefício do INSS
De posse do cartão previdenciário e senha, o saque pode ser realizado em uma sala de Autoatendimento CAIXA, Unidade Lotérica ou correspondente CAIXA AQUI, de acordo com o limite de pagamento nesses canais.
O saque também pode ser realizado em uma agência Caixa com o documento de identificação oficial com foto. O beneficiário também pode nomear um procurador junto ao INSS para que seja cadastrado para efetuar o saque.
Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp