BRASIL

Calendário do PIS Pasep começa no início de 2022; veja quem tem direito ao saque

No início de 2022 começa o calendário do saque do PIS Pasep (abono salarial) do ano-base 2020, que era para ter sido pago este ano mas foi adiado. A decisão foi tomada em março em reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), após acordo entre governo, empresas e trabalhadores.

Com o adiamento do abono salarial para o ano que vem, o Codefat, responsável por gerir o abono, determinou novas regras e condições do programa. A partir da resolução 896, o abono salarial do PIS Pasep será pago entre os meses de janeiro e dezembro e não mais a partir de julho, entre um ano e outro, como era anteriormente. A resolução aprovada pelo Codefat, entretanto, prevê “os melhores esforços para assegurar” que todos recebam o PIS Pasep durante o primeiro semestre de 2022.

Os procedimentos operacionais para identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial serão realizados no período compreendido entre o mês de outubro de 2021 e janeiro de 2022, conforme os dados enviados pelas empresas por meio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O calendário com as datas de pagamento do PIS Pasep em 2022 deve ser divulgado após o processamento dos dados por parte do governo federal.

Quem tem direito ao PIS Pasep 2022?

O PIS Pasep irá contemplar o trabalhador que trabalhou com carteira assinada no ano 2020 e que não teve seus repasses realizados no último mês de julho, quando uma Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador foi publicada e levou ao adiamento dos repasses. Confira abaixo mais requisitos para receber o abono salarial.

Requisitos para saque do PIS Pasep:

  • Cadastro no PIS/PASEP há no mínimo cinco anos;
  • Tenha recebido remuneração com média máxima de dois salários mínimos e com a carteira assinada no ano de 2021 e 2022;
  • Tenha seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de informações Sociais (RAIS/eSocial);
  • Tenha exercido atividade para pessoa jurídica durante período mínimo de 30 dias, sendo eles consecutivos ou não, no ano considerado.

Qual o valor do PIS Pasep 2022?

Em 2022, o PIS Pasep pagará até um salário mínimo vigente (a previsão que o salário no ano que vem seja de R$ 1.192,40). Lembrando que o valor a ser pago vai depender do tempo trabalhado: quem trabalhou o ano todo receberá um salário mínimo, para quem trabalhou por um período menor, receberá o benefício proporcional.

Consulta ao PIS Pasep

O trabalhador com carteira assinada, poderá consultar o PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o telefone 0800 726 0207.

Os servidores públicos recebem o Pasep e sua consulta pode ser feita através dos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades).

Os deficientes auditivos podem ligar para o telefone 0800 229 008.

Receba mais notícias sobre benefícios sociais entrando em nosso Grupo no Facebook ou Canal no Telegram

Essa notícia foi atualizada em 11 de novembro de 2021 14:25

Compartilhar
Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br