A Caixa Econômica Federal divulgou, na última terça-feira (23), o índice aplicado à distribuição do Lucro do FGTS 2022, o que corresponde a R$ 13,2 bilhões, distribuídos aos trabalhadores nos últimos dias. Neste ano, o índice aplicado foi de 5,83%, o dobro do índice aplicado no ano de 2021, que foi de 2,99%.
A distribuição desses valores tem como objetivo pagar aos trabalhadores com conta ativa no fundo de garantia uma espécie de juros do que foi usado do FGTS pelo governo federal. Isto porque o Conselho Curador do FGTS administra o saldo dos trabalhadores, e mesmo a conta do FGTS sendo do trabalhador, o governo pode utilizar o saldo para programas de habitação, saneamento, infraestrutura e saúde.
A distribuição do lucro do fundo acontece anualmente e é relacionado com o que foi arrecadado no ano anterior, ou seja, 2021, com uma correção mensal que inclui a Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano.
O lucro cai direto na conta de fundo de garantia do trabalhador. Sendo assim, não é possível sacar apenas esse lucro, porque ele é somado ao saldo que já está disponível. Para retirar o dinheiro é preciso se enquadrar em casos demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel ou doença grave.
O governo federal estima que aproximadamente 106,7 milhões de trabalhadores foram beneficiados com o Lucro do FGTS 2022.
Como saber quanto recebeu de Lucro do FGTS
O valor repassado a cada trabalhador depende do valor que havia disponível em 31 de dezembro de 2021. Para saber a parcela do lucro que tem direito, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02748761.
Para verificar o saldo do Fundo de Garantia e descobrir quanto recebeu, o trabalhador deve consultar o extrato do fundo no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram