Categorias
BRASIL

Cadastro Único: veja quem tem direito e a quais benefícios ele dá acesso



O Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil, que mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.



Uma vez inscritas no Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz. Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada.



Podem se inscrever no CadÚnico famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa. Já famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.



O cadastro no CadÚnico deve ser feito pessoalmente, em um posto de atendimento na cidade onde a família mora. O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.



Benefícios que o CadÚnico dá acesso

As famílias cadastradas, dependendo de suas condições, podem ter acesso a diversos programas sociais. Confira a seguir alguns deles:

Além disso, muitos estados e municípios têm seus próprios programas que utilizam o Cadastro Único. Confira no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou no Posto de Cadastramento se esse é o caso da sua cidade ou do seu estado.

Já tem o cadastro?

As famílias que já fazem parte do CadÚnico devem ficar atentas à atualização frequente de seus dados, para não correr o risco de deixar de receber benefícios.

Se sua família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola, vieram pessoas novas morar na casa, alguém mudou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para atualizar o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs de todos. É bom também levar um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site ou pelo aplicativo do CadÚnico.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: