Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi espera aumento de 8% nas vendas de Páscoa em 2024



A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) espera que as vendas de Páscoa deste ano aumentem cerca de 8% em comparação com 2023. A data é um dos principais momentos do calendário comercial do primeiro semestre.



A expectativa, mesmo positiva, é impactada pela alta de preços de produtos típicos. Segundo a Associação, os ovos de chocolates estão mais caros neste ano, por conta do aumento do preço do cacau – matéria-prima do doce -, que é negociado em dólar.



“Os consumidores devem se adaptar e buscar alternativas, mas não deixarão de consumir. Os próximos dias devem registrar um grande movimento, especialmente para os supermercados, lojas especializadas em chocolate, estabelecimentos de embalagens e descartáveis, além das peixarias, que tradicionalmente são muito procuradas para o cardápio de Sexta-feira Santa e a Páscoa”, disse a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.



Para os comerciantes de Mogi das Cruzes, a Páscoa serve como um termômetro para os próximos eventos do calendário. “Um dos diferenciais, é que neste ano, a Páscoa será celebrada na última semana de março, o mais comum é que a data caia em abril e durante o período de pagamento. Mas estamos otimistas com os resultados, já que muitas pessoas acabam comprando os ovos de chocolate ao longo das semanas que antecedem a celebração. Para os próximos meses temos datas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que impactam diversos setores do comércio”, analisou a presidente.



Além do aumento do preço do chocolate e azeite, a alta carga tributária brasileira impacta no valor final para os consumidores. Uma pesquisa do Impostômetro – ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) -, aponta que em um ovo de Páscoa de R$ 100, R$ 38,53 são apenas impostos. Já o preço do bacalhau importado, item indispensável na mesa de muitos no almoço de Páscoa, carrega em sua composição 43,78% de tributos. No caso do vinho nacional esse percentual atinge 44,73% e a versão importada 59,73%.

A presidente orienta que os comerciantes aproveitem a inspiração da data para vender mais. “Criar kits prontos, oferecer opções que remetem à data e disponibilizar facilidades para o pagamento, são dicas que ajudam a alavancar as vendas. Manter um estoque abastecido e uma equipe preparada, são outras maneiras de ter uma Páscoa mais doce e lucrativa”, finalizou.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: