Categorias
BRASIL

Cadastro Único: ‘até quando preciso atualizar meu CadÚnico?’



O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo governo federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.



Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão poderá tentar participar de diversos programas sociais. Cada um deles tem requisitos diferentes, no entanto, o primeiro passo é fazer parte do CadÚnico.



Com a criação de uma PEC pelo governo, que decretou estado de emergência no país, foi possível a criação de novos auxílios e o aumento no valor do Auxílio Brasil e Vale Gás. Além disso, a PEC prorrogou o prazo para inscrição no Cadastro Único que é realizado através do Ministério da Cidadania.



Como o governo pretende fazer algumas mudanças nos requisitos para o recebimento dos benefícios, haverá mais tempo para as famílias se inscreverem. Outro motivo para a prorrogação da data é que muitas pessoas não estavam conseguindo fazer o cadastro ou atualização no Cadastro Único, por conta de longas filas nos postos presenciais disponibilizados pelo governo.



Os cidadãos que já são beneficiários e precisam atualizar ou que querem fazer a inscrição no CadÚnico terão até o dia 14 de outubro para fazer a inscrição ou atualizar o cadastro. Passado o prazo, os beneficiários poderão ter seus benefícios bloqueados.

Cadastro Único: quem tem direito?

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Como fazer parte do CadÚnico?

Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.

O Pré-Cadastro permite que o cidadão já informe dados importantes para o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais. A apresentação de documentos e a complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.

No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único irá coletar as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração. O cidadão poderá também se dirigir diretamente ao uma unidade do CRAS de sua região.

O que é preciso para atualizar o CadÚnico

  • informar se alguém na família nasceu ou morreu;
  • informar se a família mudou de endereço;
  • informar se alguém foi morar em outro lugar;
  • informar se as crianças entraram ou mudaram de escola;
  • informar se alguém passou a ganhar mais ou menos na família;
  • a família mudou de cidade

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Compartilhe essa notícia: