Categorias
BRASIL

Bolsa Família 2023: veja como fazer o pré cadastro no CadÚnico pela internet



Com o relançamento do Bolsa Família 2023, em substituição ao antigo Auxílio Brasil, muitas pessoas voltaram a se perguntar como fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), principal porta de entrada para o programa de renda básica do governo federal.



Através do CadÚnico, o governo realiza a análise das informações cadastrais das famílias de baixa renda para eventual inscrição em benefícios de assistência social. Por meio do cadastro é possível também participar de outros programas, como o BPC, Casa Verde e Amarela e a Tarifa Social de Energia Elétrica.



Confira a seguir quem tem direito a se inscrever no Cadastro Único:



  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas – constituem as chamadas famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Pré cadastro no CadÚnico

Desde o ano passado, é possível realizar um pré-cadastro para inscrição no Cadastro Único. Este procedimento é uma etapa inicial para a família ser incluída no CadÚnico.



Para concluir o cadastro, será preciso comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 120 dias para apresentação de documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais.

No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único irá coletar as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.

O cidadão também pode pular a etapa de pré-cadastro e fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único.

O pré-cadastro pode ser realizado por meio do aplicativo do CadÚnico ou na versão web.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: