Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano segue como cidade do Alto Tietê mais bem colocada em ranking de saneamento



No mais recente ranking de saneamento, elaborado e divulgado esta semana pelo Instituto Trata Brasil, Suzano segue como a cidade do Alto Tietê mais bem colocada, apresentando o 13° melhor saneamento de todo o Brasil.



De acordo com o estudo, de 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 9,3, conforme os parâmetros analisados. Em relação ao Estado, Suzano possui o melhor saneamento da região e figura como 8º melhor dentro do território paulista, atrás apenas de São José do Rio Preto, Santos, Limeira, Piracicaba, São Paulo, Franca e Sorocaba.



As cidades de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, também aparecem no ranking, em 54º e 56º, respectivamente.



O estudo é elaborado a partir dos dados da base 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), considerando os índices de acesso à água e ao esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), população total atendida com água tratada e rede de esgoto, tratamento do esgoto, índice total de perda de água tratada, tarifa média praticada e investimentos.



A edição também segue com a consultoria de entidades do setor, autoridades, empresas operadoras e Organizações Não Governamentais (ONGs) para aprimorar a metodologia aplicada. Foram consultados membros de agências reguladoras nacionais, estaduais e regionais, concessionárias estaduais, autarquias municipais e especialistas em saneamento.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a importância de proporcionar saneamento básico às famílias suzanenses. Segundo ele, os trabalhos a longo prazo garantem mais oportunidade e qualidade de vida à população. “Esse é um serviço básico que confere dignidade às famílias, fazendo com que todos possam ter acesso à água e ao esgoto tratados. Assim, evitando doenças e assegurando capacidade produtiva para que os cidadãos possam estudar, trabalhar, correr atrás dos sonhos e juntos construirmos uma cidade cada dia melhor de se viver”, disse.

Ashiuchi destacou, ainda, a parceria com Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “Seguimos em diálogo constante e avançando em diversos projetos indispensáveis à população. Entre eles estão as ligações realizadas no Caulim e no Recreio Rio Bonito, em Palmeiras, além dos serviços voltados à regularização Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama”, afirmou.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: