A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (3), o desfazimento de barracos na ocupação existente na Vila São Francisco. De acordo com a administração municipal, a ação foi autorizada pela Justiça.
Em nota, a Prefeitura informou que a operação consistiu no desfazimento de unidades inacabadas e desocupadas, sem indício de utilização recente, e, por isto, não envolveu transferência ou remoção de pessoas.
“A ação foi feita em cumprimento à decisão e mandado judicial emitidos pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, Bruno Machado Miano, que autoriza a Prefeitura a demolir construções inacabadas e também desabitadas e, ainda, autoriza o município a impedir novas ocupações no local”, afirmou a administração municipal.
A ação conta com a participação de cerca de 100 pessoas, entre funcionários da Prefeitura, oficiais de Justiça e também policiais, que prestam apoio. Segundo a administração municipal, os desfazimentos só foram feitos após constatação por parte dos oficiais de Justiça de que as unidades estavam efetivamente desocupadas.
O último levantamento realizado no mês de fevereiro por equipes da Prefeitura apontou a existência de 193 unidades desocupadas no local. A administração municipal não informou, entretanto, a quantidade de unidades já desfeitas, uma vez que a operação ainda está em andamento.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes declarou, ainda, que aguarda autorização judicial para proceder com a desocupação da área como um todo e que será ofertado acolhimento temporário a quem precisar.
“A Administração reitera que a situação da Vila São Francisco é totalmente imprópria e não oferece o mínimo de segurança ou dignidade às pessoas que lá estão. Por isso, segue defendendo a desocupação voluntária do local”, conclui a nota divulgada pela administração municipal,
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região